A Volkswagen apresentou a nova versão da picape Saveiro acompanhando a identidade de design adotada nos modelos Gol e Voyage. A principal novidade mecânicas estão na nova suspensão elevada, que, segundo a VW, proporciona maior aptidão para o uso off-road e transporte de carga em todas as condições de uso. Disponível em sete configurações (entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla) e quatro versões de acabamento, a nova Saveiro tem duas opções de motorização com a mesma cilindrada: 1.6 8V da família EA111 (versões Robust, Trendline e Highline) e 1.6 16V da família EA211 (Cross).
O motor 1.6l Total Flex da família EA111 gera 104 cv de potência com etanol. Tem 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. É acompanhado em todas as versões pelo câmbio manual de cinco marchas (MQ200).
Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o motor 1.6 de 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Este motor possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, comando de admissão variável e coletor de escape integrado formando uma peça única, com refrigeração líquida, e duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
Na suspensão, as alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.
Boa tarde, estou comprando uma saveiro 2013/14 cross e o dono não sabe dizer se ela é 8 válvulas ou se é 16 válvulas como posso saber qual é ?
É verdade q o nível do óleo abaixa muito dá Savero Cross gabine dupla 1.6 16 válvulas?