Para utilizar a energia e os recursos naturais de uma maneira mais eficiente, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais adaptou o seu processo de produção de veículos às condições climáticas da região. Para isso, uma estação meteorológica foi instalada para monitorar as variações do clima como temperatura externa, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e volume de chuva.
Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, a redução acontece no consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, na energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.
Segundo a Volkswagen, as cabines de pintura trabalham com temperatura e umidade controladas e não podem sofrer interferências com as variações. A nova estação meteorológica é alimentada por energia solar.
A fábrica do Paraná também iniciou um projeto pioneiro para a utilização da energia fotovoltaica no processo produtivo, por meio da instalação de painéis solares no telhado do prédio da Montagem. Com a energia dos painéis, a unidade consegue repor o equivalente ao consumo dos carregadores de baterias dos veículos autoguiados AGV (Automatic Guided Vehicle), utilizados para o transporte e o abastecimento de peças na produção.
O sistema instalado, chamado de “on grid”, permite que os painéis solares devolvam energia à rede mesmo quando não há produção aos domingos ou feriados, reduzindo custos com conta de luz. O sistema consiste na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores em eletricidade. O projeto é mais um exemplo do compromisso da unidade com a produção sustentável.