Volkswagen Fox será comercializado com novo motor TEC

O Volkswagen Fox passará a ser equipado com a nova geração de motores 1.0l, da família EA111, denominada TEC (Tecnologia para Economia de Combustível). Desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technology, o conjunto proporciona mais conforto e economia de combustível até 3%, em relação ao motor 1.0l VHT.

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Com tecnologia biscombustível, quando está abastecido com etanol, a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando o tanque recebe gasolina, a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.
O motor TEC tem 999 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Houve a inclusão de um tanque auxiliar no sistema que ajuda nas partidas a baixas temperaturas, especialmente quando o tanque principal do veículo está abastecido com etanol.

Para gerenciar o sincronismo da injeção de combustível, o motor TEC utiliza a nova Unidade Eletrônica de Controle (ECU), da mesma geração adotada pela matriz, na Alemanha. Uma das principais vantagens está na maior capacidade de armazenamento e processamento. Agora o hardware com micro controlador opera com 32 bits e 2 Mbytes de memória.

O coletor de admissão foi projetado para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, com o objetivo de aumentar o fluxo de ar admitido pelos cilindros (“enchimento”) em baixas rotações. Além disso, os novos pistões contam com superfícies de carbono nas saias, diminuindo o atrito.

Os sistemas de acionamento de válvulas e retentores também foram modificados para redução de atrito, com o objetivo de diminuir o consumo de combustível. As molas das válvulas tiveram uma redução na constante elástica, para demandar menos força do trem de válvulas na tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e escapamento.

A massa das molas foi reduzida, garantindo perfeito retorno das válvulas no fechamento das câmaras de combustão. Para completar, novos retentores de válvulas, do eixo comando e da flange traseira do virabrequim, tiveram seu projeto aprimorado, para oferecer menor resistência ao movimento das peças, mantendo a vedação do óleo.

Também há novas válvulas injetoras e novos bicos injetores spray que melhora a formação da mistura ar/combustível e a eficiência da combustão foram melhoradas. Isso permite que a combustão seja mais precisa, utilizando menos combustível e, consequentemente, reduzindo o consumo.

Outro benefício do motor TEC, na fase de combustão, está na adoção de um sistema de ignição com uma bobina por cilindro, montadas diretamente sobre as velas. Como o sistema elimina os cabos de alta voltagem, aumenta-se a energia disponível para a centelha das velas de ignição, melhorando a estabilidade da combustão e a eficiência no aproveitamento do combustível. O Fox poder ser equipado (além da transmissão manual MQ200) com o câmbio I-Motion.

 

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