A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar o investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos/SP, até 2018. De acordo com a montadora, o aporte tem como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI.
Presente na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI será o Up!, com motor Total Flex. Com isso, o modelo passa a ser o primeiro 1.0l Flex produzido no Brasil a contar com essa inovação, conforme a VW.
O motor 1.0l TSI Total Flex faz parte da nova geração de motores EA211, que, além do TSI, conta com as versões 1.0l de três cilindros e a 1.6l de quatro cilindros, presentes em modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e Saveiro Cross.
O motor TSI associa a redução da capacidade cúbica, a precisão da injeção direta de combustível, dos comandos de válvulas variáveis e o desempenho do turbocompressor.
Com a tecnologia TSI, a potência do motor 1.0l três cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol. Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potência máxima. O torque do TSI é de 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina.
Os novos investimentos na fábrica de São Carlos/SP serão divididos em três fases, com o foco na nova família de motores EA211: uma linha de produção de motores, incluindo a linha específica para montagem de componentes necessários para a fabricação dos motores TSI; uma preparação para o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de virabrequim.