Volkswagen comemora hoje o Dia Nacional do Fusca

A Volkswagen do Brasil celebra no dia 20 de janeiro o Dia Nacional do Fusca, um dos modelos mais populares da história do automóvel e que deu origem à própria montadora alemã. Criado na década de 30, o Fusca, que se chamava oficialmente Volkswagen Sedan, chegou ao Brasil em 1950 como modelo importado. Em 1953, passou a ser montado no país com peças importadas e, em 1959, o modelo começou a ser inteiramente fabricado na fábrica de São Bernardo do Campo/SP, a primeira unidade fabril da VW fora da Alemanha.

9428

O VW Fusca ficou 24 anos consecutivos como o carro mais vendido do país e sua produção se encerrou em 1986. No entanto, em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, a montadora retomou a produção do modelo em uma versão movida a etanol, que durou até 1996. De acordo com a montadora, foram mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil. Mundialmente, o Fusca ganhou diversos apelidos (como o mais popular deles, “Beetle”, ou “besouro” em inglês) e foi fabricado até 2003, quando sua última linha de produção foi desativada no México.

9429

A montadora credita a longevidade do Fusca no Brasil à sua combinação de baixo custo de aquisição e manutenção aliado à grande resistência mecânica, comprovada pelo fato de dezenas de milhares de unidades ainda estarem na ativa nas ruas do país. O “carro do povo” (significado de “Volkswagen” em alemão) foi criado pelo austríaco Ferdinand Porsche para ser um automóvel barato e econômico e durante toda a sua existência manteve suas características básicas: motor traseiro, refrigeração a ar e sua inconfundível aparência, com paralamas salientes e estribos laterais.

Mas, em 1998, algumas dessas características foram deixadas de lado pelo New Beetle, um modelo moderno com linhas inspiradas pelo modelo original, mas com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, e que, segundo a Volkswagen, vendeu mais de 1 milhão de unidades. Recentemente, a montadora lançou a segunda versão do New Beetle, mais esportivo, com motor turbo 2.0 de 200 cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas.

9431

Em outros países, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php