No próximo domingo, 2/09, a Volkswagen completará 55 anos de produção ininterrupta da Kombi no Brasil. Fabricada em São Bernardo do Campo/SP desde 1957, a Kombi foi o primeiro carro da VW produzido inteiramente no país e, de acordo com números da empresa, acumula mais de 1,5 milhão de unidades desde seu lançamento até julho de 2012.
De acordo com a Volkswagen, desde seu lançamento, a Kombi nunca perdeu a liderança de mercado entre os comerciais leves. Só em 2012, no acumulado de janeiro a julho deste ano, a VW contabiliza 14.905 Kombis emplacadas, equivalente a 39,4% do segmento e crescimento de mais de 4% em relação ao mesmo período de 2011.
A fabricante atribui o sucesso e a longevidade do modelo à versatilidade no transporte de cargas e passageiros, custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, robustez mecânica e economia. “Não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta”, afirma Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.
Atualmente, são fabricadas 90 unidades diárias do modelo, equipadas com motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água) que desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e 80 cv, com etanol. O propulsor é até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor, 1.6 refrigerado a ar.