A Voith equipa os novos ônibus superarticulados de 23 metros da Mercedes-Benz (que começam a operar em São Paulo/SP em março) com as transmissões Diwa.5. De acordo com a fabricante, a transmissão combina um sistema hidromecânico continuamente variável com um sistema mecânico de trocas de marchas. A empresa afirma que a tecnologia da transmissão Diwa.5 possibilita ao ônibus ter arrancadas muito mais suaves e troca de marchas de forma quase imperceptível, trocando as velocidades 50% menos vezes que outras transmissões automáticas.
“O desgaste geral de componentes acaba sendo bem menor, o que reduz os custos de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo“, enfatiza o gerente da divisão automotiva da Voith Turbo, Rogério Pires, ao acrescentar que o produto dispõe de sistema automático de ajuste operacional e diagnose de falhas.
De acordo com a Voith, a transmissão Diwa.5 conta com um retarder secundário integrado capaz de realizar a frenagem em todas as condições de operação, principalmente em velocidades mais elevadas. Na entrada da transmissão, o amortecedor de vibração torcional reduz as vibrações do motor, aumentando a durabilidade do trem de força.
Entre outros recursos da transmissão estão o sistema Sensotop, que, segundo a fabricante, adapta automaticamente a transmissão a diferentes situações operacionais monitorando permanentemente as condições de carga e topografia, gerando economia de combustível. Já o sistema de óleo tipo “full flow” e trocador de calor integrado permitem que toda a energia absorvida pela transmissão, principalmente na frenagem, seja repassada de forma eficiente e rápida ao circuito de arrefecimento do veículo.