Se houver vibrações no veículo após o procedimento de balanceamento, o que o mecânico deve fazer?
O alinhamento tem foco na medição e ajuste dos ângulos que as rodas fazem em referência às linhas de centro do veículo e ao piso. Fora dos ângulos corretos, os pneus causarão dificuldade de manter o veículo em linha reta, volante “torto”, perda de estabilidade em curvas e frenagens e desgaste irregular da banda de rodagem. O balanceamento, habitualmente, está ligado com o alinhamento, porém, são procedimentos diferentes.
O alinhamento equilibra as forças atuantes no conjunto de suspensão por meio da regulagem de divergência/convergência da direção, ajuste do ângulo de câmber (ângulo de inclinação da roda em relação ao eixo vertical) e o ajuste do cáster (inclinação do eixo vertical referente ao centro da roda). Quando os ângulos estão dentro dos padrões de fábrica, proporcionam desgaste uniforme dos pneus, maior estabilidade do veículo e maior segurança para o condutor e passageiros.
O balanceamento é destinado a compensar a distribuição do peso pelo conjunto pneu e roda uniformemente. O equipamento mede as forças geradas pelo conjunto em rotação e identifica possíveis desequilíbrios.
Quando surgem vibrações fora do normal com o veículo em movimento, principalmente em velocidades de rodovia (acima de 80 km/h) e já foi realizado o balanceamento nas quatro rodas, o que pode estar ocorrendo?
Vibrações são provocadas por distribuição irregular de massa em um conjunto girante. Mas isso não quer dizer que exista massa a mais ou a menos no conjunto pneu e roda. Se estiver deformado (roda torta), aparecerão forças que irão provocar esse desagradável sintoma. Por outro lado, a origem pode se encontrar em outro lugar, por exemplo, nos cubos, ou nos semieixos. Nossa recomendação é a seguinte:
a) Remova as rodas do veículo e lave-as muito bem (externo e interno). Inspecione-as quanto a deformações (amassamentos e torções). Balanceie novamente os conjuntos;
b) Inspecione os cubos e o sistema de freios. Procure por danos ou objetos estranhos;
c) Faça o mesmo com os semieixos. Aproveite para examinar as juntas homocinéticas (folga e fixação);
d) Reinstale os conjuntos roda/pneu no veículo. Observe atentamente os pneus. Não é raro eles se deformarem (torcer). Você pode observar melhor, erguendo o veículo no elevador e ficando, de frente, a 1 metro da banda de rodagem. Peça para alguém girar cada conjunto. Se a roda ou o pneu estiver deformado você vai perceber um movimento lateral do pneu enquanto o mesmo gira.
Por Vitor Lima