Assuntos abordados incluíram motor, suspensão, transmissão, diagnóstico e outros
O 8° Congresso Brasileiro do Mecânico, realizado no dia 25 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reuniu dezenas de marcas do setor automotivo. Nos boxes técnicos teóricos, os mecânicos puderam acompanhar diversas palestras que abordaram diferentes sistemas do veículo.
Confira a seguir a cobertura dos temas das palestras ministradas nos boxes técnicos teóricos no 8° CBM.
Box C – Castrol
O Box C teve como destaque o Renault Kardian, veículo equipado com o motor 1.0 três cilindros turbo HR10 de 125 cv e 22,4 kgfm. Durante o dia, as palestras abordaram temas fundamentais do motor, desde o sistema de distribuição até a importância dos filtros, com foco em boas práticas de manutenção e diagnóstico.
Na abertura, Romario Teixeira e Davi Cruz, da Dayco, detalharam o sistema de corrente de distribuição do motor, explicando como o sincronismo correto influencia o desempenho e a durabilidade do propulsor. Em seguida, Pablo Fuentes, da Schaeffler, apresentou uma análise técnica do sistema de distribuição primário, destacando cuidados na instalação e no funcionamento.
Silvio Junior, da AutoZone, esclareceu as estratégias de carga entre bateria e alternador pilotado, destacando a evolução tecnológica e a importância da carga em sistemas modernos. Já Tales (Dr. Carro), representando a Castrol, mostrou a importância da lubrificação correta em motores com correia banhada a óleo, ressaltando o papel dos lubrificantes na redução de atrito e desgaste.
Encerrando, Afonso Lucena, da Duralast, tratou da eficiência térmica e durabilidade dos radiadores, enquanto Leo Stevan, da Wega, destacou a função dos filtros no desempenho e na proteção do motor, abordando a importância de seguir os intervalos ideais de troca.
Box D – Authomix
No Box D, o destaque foi o Fiat Pulse Impetus Hybrid, equipado com motor T200 1.0 turbo com sistema MHEV de 12V que gera 130 cv e 20,4 kgfm. O box teve temas que foram desde sistemas de frenagem até o funcionamento de propulsores eletrificados.
José Silveira, da Authomix, iniciou as palestras com uma explicação prática sobre como identificar e resolver falhas em pastilhas de freio, enfatizando ruídos, vibrações e desgaste irregular. Na sequência, Diego Santos e Natan Batista, da VDO, apresentaram o novo sensor de nível VDO, detalhando inovações em medição de combustível e compatibilidade com veículos modernos.
Tiago dos Santos, da Ranalle, abordou o sistema de sincronismo em motores de três cilindros com correia banhada em óleo, explicando ajustes e cuidados na montagem. Já Thiago Nunes, da Maxon Oil, tratou de atendimento inteligente e desempenho de lubrificantes, relacionando a performance dos produtos ao lucro da oficina.
Murilo Duarte de Melo, da SIM Lubrificantes, apresentou a linha Petronas para veículos híbridos e a combustão, destacando viscosidades e homologações. Encerrando as palestras, Paulo Stevanatto e Renato Borbon, do Mecânico Pro, mostraram testes e funcionamento do sistema híbrido, multi-air e turbo pilotado, com foco em diagnóstico assertivo para uma correta manutenção.
Box E – ACDelco
No Box E, a Chevrolet Spin foi o veículo exposto no box. A minivan tem motor 1.8 aspirado de quatro cilindros, desenvolvendo 111 cv e 17,7 kgfm de torque. A programação do box trouxe palestras sobre motores turbo, vedações, diagnóstico por IA e sistemas de direção e freios.
Fábio Oliveira, da ACDelco, iniciou as palestras com uma análise detalhada da manutenção de motores sobrealimentados, ressaltando cuidados com turbocompressores, lubrificação e temperatura. Depois, Gustavo Tagliaboa, da Elring, apresentou o treinamento em vedações automotivas, mostrando a importância de juntas e parafusos de cabeçote para evitar vazamentos.
Renan Menezes, da Alfatest, trouxe o tema diagnóstico automotivo com inteligência artificial, explicando como o uso de IA pode agilizar a detecção de falhas. Adilson Pereira, da Indisa, destacou a expansão das linhas de produtos e inovação voltadas ao aplicador, enquanto Leonardo Menegatti e Henilton Silva, da SKF, detalharam sistemas de direção e suspensão, com foco em precisão e segurança.
Encerrando, Eduardo Guimarães, da Fras-le, explicou as tecnologias aplicadas aos sistemas de freio e os principais cuidados na manutenção para garantir eficiência e durabilidade.
Box F – Texaco
Com o Volkswagen Tera como veículo de demonstração, o Box F concentrou palestras voltadas a lubrificação, sistemas de arrefecimento e componentes de suspensão e alimentação. O SUV compacto da fabricante alemã possui motor 1.0 turbo 170 TSI, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
Orlando Fernandes, da Urba/Brosol, começou abordando o sistema de arrefecimento, destacando a importância da manutenção preventiva para preservar a durabilidade do motor. Em seguida, Rodrigo Shinzato, da Texaco, apresentou os desafios dos lubrificantes automotivos, com foco em padrões de viscosidade e compatibilidade com motores modernos.
João Victor Tavares Castro, da Amortex, detalhou bandejas de suspensão e práticas de instalação para garantir segurança e alinhamento. Já Eder Gazola, das marcas KS e Pierburg, discutiu as tecnologias de precisão aplicadas a motores três cilindros, destacando eficiência e redução de atrito. Alexandre Parise, da KYB, tratou da importância da qualidade dos amortecedores e da orientação correta ao cliente.
Por fim, Pedro Valencio, da Delphi, encerrou o ciclo de palestras com uma explicação técnica sobre sistemas de alimentação de combustível, cobrindo injeção direta e indireta e suas especificidades, além da gama de produtos da marca.
Box G – Stellantis
O Box G apresentou o Citroën C3 Aircross XTR, SUV equipado com o motor 1.0 turbo T200 de 130 cv e 20,4 kgfm. As palestras do box tiveram foco em diagnóstico, lubrificação e manutenção dos veículos.
Josemar Godoy Borba, da JTEKT, abriu com a avaliação e inspeção do sistema de direção, destacando pontos de desgaste e procedimentos de diagnóstico. Depois, Rodrigo Spezzotto, da TotalEnergies, falou sobre origem e tecnologia dos lubrificantes, com ênfase em bases e aditivos.
Na sequência, Hiromori Mori, da NGK/NTK, apresentou a linha de sensores automotivos NTK, além de sua importância e influência no desempenho do motor. Já Marcus Vinicius Souza da Silva e Marcos Antonio de Carvalho, da Circular Autopeças, explicaram como adquirir peças usadas com segurança, promovendo o reaproveitamento responsável.
Leonardo Urdaneta, da BProAuto, apresentou o tema “A ciência da lubrificação”, orientando sobre a escolha do óleo ideal para cada motor. Encerrando o box, Sidney Gome, da Valvoline, tratou da aplicação correta de lubrificantes em diferenciais e caixas 4×4, com foco em durabilidade e desempenho.
Box H – Mahle
O Box H teve como destaque a picape Ford Ranger Raptor, que conta com o motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, entregando 397 cv e 59,4 kgfm de torque. As palestras tiveram foco em tecnologia de componentes, diagnóstico no setor agrícola e de construção e sustentabilidade na manutenção automotiva.
Gregory Ratayczyk, da NewParts, iniciou com a polia de roda livre, explicando seu papel no desempenho do alternador e na redução de vibrações. Em seguida, Vinícius Pacheco e Bruno Fernandes, da Isapa/Allen, apresentaram a tecnologia anti-impacto da Allen, voltada ao maior conforto e estabilidade dos amortecedores.
Rogério Leite, da Brida/Lubrax, trouxe uma palestra sobre lubrificação básica e aprovações API, orientando sobre especificações e intervalos de troca. Já Amanda Matos e Caíque Barbosa, da Mahle, mostraram as novas soluções de diagnóstico para oficinas e a expansão do portfólio agrícola e de construção, destacando equipamentos e eficiência no serviço.
Na sequência, Cláudio Máximo e Fernando Uesugui, da Planatc, explicaram os conceitos da rede CAN, abordando comunicação entre módulos e procedimentos de teste. Encerrando, Wagner Mariano, da Renova Ecopeças, tratou da economia circular dos componentes automotivos, enfatizando reaproveitamento, descarte responsável e novas oportunidades de receita no setor.









