Carros parados por muito tempo acabam perdendo a energia armazenada
Quando o veículo fica parado por mais tempo do que o habitual, é comum que a bateria de 12V possa descarregar, o que exige cuidado e atenção. Listamos algumas orientações importantes para evitar transtornos e garantir que o veículo volte a funcionar com segurança.
Em casos que é necessário a substituição da bateria, utilize um modelo compatível com as especificações do veículo.
Porém, se a bateria descarregada ainda estiver dentro de sua vida útil, pode-se tentar a partida auxiliar (conhecida como “chupeta), caso o motor não funcione em função da carga baixa do componente.
Para efetuar o procedimento de partida auxiliar, aqui vão algumas dicas:
-Certifique-se de que a bateria fornecedora está em boas condições de saúde e carga suficiente para arrancar o outro veículo (acima de 70%). A bateria deve estar lacrada e livre de corrosões.
-Verifique se a capacidade da bateria (“C20”) fornecedora é igual ou superior à da bateria descarregada, informação que pode ser encontrada na parte superior da caixa da bateria.
-Use cabos específicos para essa operação, com espessura adequada e garras de “boca de jacaré”.
-Conecte os cabos respeitando os polos positivo e negativo de ambas as baterias, garantindo o correto contato com os pontos metálicos do veículo e do terminal dos cabos.
-Após ligar o motor, mantenha os cabos conectados por até dois minutos antes de removê-los.
Pode utilizar a energia da rede elétrica?
Não, em hipótese alguma deve-se realizar a conexão dos cabos entre a rede de energia elétrica e a bateria de 12V do veículo na tentativa de realizar uma partida auxiliar. Esse procedimento pode ocasionar em curto-circuito, explosão da caixa elétrica e até mesmo um princípio de incêndio.
Essas condições ocorrem pelo fato dos níveis de tensão do veículo e da rede elétrica serem incompatíveis.
O famoso “tranco no motor” para que o motor do veículo funcione é outra prática não recomendada. As engrenagens do câmbio podem ser comprometidas, prejudicando o seu funcionamento e diminuindo a vida útil do conjunto.