Correia banhada a óleo dos novos motores demanda uso do lubrificante correto para maior durabilidade
O Chevrolet Onix está em sua segunda geração, se mantendo sempre entre os veículos mais vendidos do país. A mudança de geração também trouxe mudanças no conjunto mecânico do modelo, e, para ajudar na hora da revisão, a revista O Mecânico mostra o óleo e filtro adequados para cada motor do Onix.
A primeira geração tinha disponível dois motores Família 1, com código SPE/4. No etanol, o motor 1.0 entregava 80 cv e 9,8 kgfm, enquanto o 1.4 desenvolvia 106 cv e 13,9 kgfm.
Na geração lançada no final de 2019 o Onix passou a usar outro motor: trata-se da linha Ecotec CSS Prime três cilindros já atualizados para o PL8. O motor aspirado desenvolve 82 cv com 10,6 kgfm e na versão turbo são 121 cv com 16,8 kgfm. Os motores CSS Prime contam com correia banhada a óleo no sincronismo, sendo essencial o uso do lubrificante correto para garantir a vida útil do conjunto.
Motor 1.0 SPE/4
Óleo: 98550168 – ACDelco SAE 5W30 API SN Sintético
Filtro: 88905845
Motor 1.4 SPE/4
Óleo: 98550168 – ACDelco SAE 5W30 API SN Sintético
Filtro: 88905845
Motor 1.0 Aspirado CSS Prime
Óleo: 98553888 – ACDelco SAE 0W20 API SP Sintético Dexos 1 Gen3
Filtro: 25206966
Motor 1.0 Turbo CSS Prime
Óleo: 98553886 – ACDelco SAE 5W30 API SP Sintético Dexos 1 Gen3
Filtro: 25206966
Por fim, é essencial o uso de componentes homologados pela fabricante, para que as especificações do projeto sejam atendidas e o motor possa durar a vida útil estimada pela montadora.