Procedimento é necessário no caso de troca do componente
Em casos de colisão é comum que o airbag seja acionado, por ser um item de segurança dos ocupantes do veículo. Após o disparo é preciso realizar a substituição do componente, o que exige a retirada do dispositivo de segurança. Assim, a revista O Mecânico mostra o procedimento de remoção do airbag do volante do Peugeot 308.
O procedimento é válido para os veículos fabricados entre 2012 e 2018. Nesse período, o 308 foi equipado com o motor 1.6 EC5JP4 de 122 cv e 16,4 kgfm, o 2.0 EW10A de 151 cv e 22 kgfm, e o motor 1.6 THP EP6FDT M de 173 cv e 24 kgfm.
Desmontagem
1) Alinhe as rodas do veículo, deixando o volante reto. Também desconecte os polos da bateria.
2) Insira um pino de 3 mm de diâmetro no orifício localizado atrás do volante, mantendo um ângulo de 90º em relação à vertical, e pressione até acionar a mola trava. Nesse momento, a bolsa será projetada para frente, indicando que foi destravada;
3) Afaste a bolsa e remova os conectores elétricos cuidadosamente.
Montagem
Execute o procedimento de montagem seguindo a ordem inversa da desmontagem. Ao ligar a chave de ignição, evite permanecer na área de acionamento do airbag, minimizando o risco de acidente em caso de disparo acidental. Verifique também se não há problemas no sistema, utilizando um scanner e procurando por códigos de falha.