Veículos e peças com tecnologia de ponta marcam últimos dias do Salão de Hanover

Fabricantes de autopeças e montadoras de veículos pesados do mundo todo estão reunidos na Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA), que acontece em Hanover, Alemanha. Considerado um dos maiores do segmento de transportes do mundo, o evento está em sua 64ª edição e reúne mais de 1.800 expositores oriundos de 46 países. Neste ano, o tema das palestras e exposições foi: “Veículos comerciais – Dirigindo o futuro”.

Entre as empresas presentes, a Iveco está apresentando as novas estrelas de sua gama de pesados: o novo Stralis e o novo Trakker. Lançado em 1º de julho, o Stralis aparece para a plateia internacional com importantes novidades relacionadas à escolha dos motores dentro da norma Euro VI. O modelo incorporou os motores Cursor 9, com 400 cavalos de potência e 1.700 Nm de torque,  e o Cursor 11 com 480 cavalos de potência e 2.250 Nm, que oferece a mesma performance de um engenho de 13 litros.

Como lançamento mundial, a marca mostra o novo Trakker, um veículo off-road genuinamente projetado para o segmento de construção, com um interior totalmente reformulado. A cabine foi concebida para aprimorar o conforto da condução, fatores considerados fundamentais para estimular a produtividade e aumentar a segurança nas operações. O veículo é equipado com motores Cursor de 8 e 13 litros, ambos Euro V.

Para a Ford, o IAA serve de palco para a primeira exibição global da futura Transit, desenvolvida dentro da estratégia de produtos One Ford com uma nova plataforma global e que será vendida em seis continentes. O veículo terá um novo padrão de capacidade e versatilidade para o segmento de vans comerciais, com diversas carrocerias e versões, incluindo múltiplos tamanhos de distância entre-eixos, altura de teto e versões de cabine.

11500

O interior terá um painel moderno e funcional e soluções inteligentes para acomodação da carga. A nova linha também vai oferecer diversos itens de conveniência e tecnologias de assistência ao motorista, incluindo o sistema de conectividade SYNC com comando de voz, câmera de visão traseira, piloto automático e alerta de mudança de faixa.

11498

A FPT Industrial está com a exposição da sua linha completa de motores Euro VI para aplicações em caminhões. O estande da empresa italiana, tem a exposição dos conjuntos F1, NEF e Cursor, que vão de 78kW a 412 kW (106 a 560hp). Os propulsores estão de acordo com os novos regulamentos de emissão de escapamentos Euro VI, planejados para serem aplicados a todos os novos veículos comerciais pesados e ônibus registrados na Europa a partir do dia 1º de janeiro de 2014.

11499

A divisão do grupo KSPG, Pierburg GmbH, especialista em tecnologias de controle de emissões e economia de combustível, apresentou no IAA uma válvula de controle elétrico projetada especificamente para uso em caminhões pesados, além de um módulo de refrigeração completo que reduz os custos de desenvolvimento e aplicação.

Para a divisão KS Kolbenschmidt GmbH, o foco está nos pistões de aço. Os visitantes também poderão conhecer o pacote completo de soluções da empresa para redução de atrito, apresentando pistões, anéis de pistão, cilindros, pinos e bielas. No total, este sistema otimizado, resulta em uma redução de 18% no atrito.

Já a Pierburg Pump Technology GmbH (PPT) mostrou a sua bomba de óleo variável para veículos comerciais.  O modelo de bomba de óleo variável é especialmente designado para utilização em motores de grande volume dos veículos comerciais – 11 ou 13 litros, por exemplo – e ajudam a reduzir o consumo de combustível e, portanto, as emissões.

Especialmente projetada para motores da linha pesada e para veículos comerciais, a KS Gleitlager GmbH estará exibindo sua tecnologia Sputter de cobertura com tratamento galvânico, muito mais resistentes ao atrito. Para caminhões menores e vans, a empresa desenvolveu também um novo material para bronzinas: R53, um componente em aço-alumínio-estanho-silício que melhorou significativamente a resistência e a durabilidade das peças.

A Scania conta com exemplares da nova gama de motores Euro 6 da Scania, com potências que vão desde os 250 aos 480 CV. Os quatro motores Euro 6 de 9 litros, diesel, apresentam as tecnologias SCR (320 e 360 CV) e EGR/SCR (250 e 280 CV). Os motores de 13 litros, de 440 e 480 CV, estão equipados com uma combinação EGR/SCR.

Dois novos motores Euro 6, a gás, abrem caminho para novas aplicações com torque elevado e performance semelhante ao do diesel. No estande encontra-se também um Scania OmniExpress 3.20 Euro 6, específico para o mercado alemão. No exterior, estão expostos dois ônibus: um Scania Touring e um Scania OmniExpress 3.60.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php