Usar anéis na coluna de direção é mais econômico e atende normas antirroubo da UE

As leis que regem a produção de automóveis na União Europeia afetam o mundo inteiro. Desde 1995, o órgão de regulamentação euripeu determinou que carros produzidos no velho continente fossem equipados com dispositivos de segurança mais eficientes. Nos países emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) a utilização de anéis de tolerância nos sistemas de direção permitem aos fabricantes de veículos oferecerem uma tecnologia antirroubo de acordo com as leis da UE, além de ser uma opção muito mais econômica.

Eixos tubulares
Originalmente, as colunas de direção foram construídas utilizando um material maciço e pesado. Infelizmente, esta alternativa limitou o sistema, deixando pouco espaço para a incorporação de recursos adicionais. No entanto, no início de 1990, vimos o surgimento de colunas de direção com eixo oco ou tubular. A leveza da tecnologia trouxe economia de material e de energia já na fase de produção, além de menos ruído e redução de emissões de CO2.

Na Europa, o potencial do sistema de direção oco (ou tubular) tem sido reconhecido há muito tempo. Por outro lado, os fabricantes de automóveis da região dos BRIC têm sido mais lentos na alteração da produção e transição para eixos tubulares.

O atual método mais popular antirroubo na região BRIC utiliza um processo manual em que o eixo é soldado à coluna de direção. Embora esta alternativa permita aos fabricantes atender às normas internacionais, o método necessita de trabalho intensivo e é aplicável somente para sistemas de direção com eixo sólido. Além disso, tentativas de roubo podem danificar completamente o sistema de direção, gerando um grande prejuízo aos proprietários.

Vantagem dos anéis
Muitos fabricantes europeus encontraram a solução em anéis, que podem ser usados dentro de projetos de direção ocos para cumprir os regulamentos antirroubos da China e da UE ao mesmo tempo, proporcionando redução de custos de fabricação. Algumas marcas que aproveitam os benefícios desta tecnologia são Audi, BMW, Citroën, Seat e Volkswagen. Todas usam anéis em seu rack e sistemas de direção montada na coluna de energia elétrica.

Do ponto de vista de produção, os anéis de ligação são fáceis de aplicar. No sistema de três componentes, o anel de ligação é simplesmente colocado sobre o eixo de direção e a coluna de bloqueio é pressionada sobre o anel para proporcionar uma pressão. Isto permite que o anel de proteção do conjunto da coluna de direção não ocasione danos resultantes da tentativa de furto.

Outros fatores importantes de um anel de ligação são a forma, tamanho, número de saliências radiais e a sua espessura e dureza, que podem ser combinadas para proporcionar o ajuste de interferência ideal. Os parâmetros ideais dependem dos componentes utilizados no eixo do carro. Por isso, os fabricantes devem procurar uma solução personalizada para as suas operações.

A Saint-Gobain, fabricante de rolamento e anel de tolerância, procura atender as necessidades exatas das montadoras quando se trata da fabricação de anéis de tolerância. Os profissionais da empresa alteram os parâmetros do componente a fim de adaptá-lo a qualquer sistema de qualquer fabricante. Ao adotar uma combinação de eixos de direção ocos e anéis, os fabricantes de automóveis do BRIC podem fornecer uma solução antirroubo superior, além de satisfazer os consumidores e órgãos reguladores.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php