Um catalisador falso ou com a durabilidade comprometida prejudica o desempenho de um automóvel, aumentando a emissão de gases e, consequentemente, gerando problemas de saúde e ambientais. Por essa razão foi criada a Inspeção Veicular, que tem o objetivo de verificar o estado da frota e garantir a redução dos gases nocivos. A Umicore, fabricante mundial de catalisadores, explica mais a respeito deste importante componente para o carro.
Tecnologia
O catalisador realiza a conversão de mais de 70% dos gases poluentes emitidos pelo motor em gases inofensivos para o ar e para a saúde da população. O produto é montado dentro de uma cápsula de aço inox, conjunto que passa a ser conhecido como conversor catalítico.
A localização no sistema de escape é a mais próxima possível da saída dos gases do motor. Em veículos produzidos antes de 2004, era mais comum a utilização do conversor catalítico no assoalho do veículo.
Durabilidade
O catalisador é projetado para ter a mesma durabilidade que o automóvel, desde que seja realizada a correta manutenção do veículo conforme descrito no plano de manutenção do fabricante.
Durante a utilização do veículo, a peça pode ser danificada por impactos. Em geral, os catalisadores próximos ao motor estão mais protegidos. No entanto, no caso de peças posicionadas no assoalho, pode haver impacto em lombadas fora do padrão do DENATRAN, ou mesmo utilizações em estradas de terra e mal conservadas.
Isso pode comprometer permanentemente seu funcionamento. Neste caso, é necessária a substituição do equipamento. Barulhos no escapamento, como se houvesse nele uma peça solta, podem indicar que a cerâmica interna se desprendeu da carcaça metálica e o catalisador foi prejudicado. Além disso, a má conservação do carro e o abastecimento com combustível adulterado comprometem a eficiência e a durabilidade do catalisador.
Substâncias presentes no óleo lubrificante do motor, como Fósforo (P), Zinco (Zn), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg), também podem afetar o catalisador. Essas substâncias, provenientes da queima do óleo lubrificante, ficam acumuladas na camada catalítica, encobrindo os metais nobres e comprometendo a eficiência do equipamento.
Essa contaminação é irreversível, obrigando a troca do catalisador. Para que isso não aconteça, é fundamental utilizar o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do veículo e ficar atento a qualquer anormalidade no consumo de óleo.