Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Umicore celebra 25 anos de sua fábrica de catalisadores em Americana/SP

Fábrica da Umicore em Americana/SP
Fábrica da Umicore em Americana/SP


Com mais de 200 anos de história no mundo, a multinacional belga Umicore, desenvolvedora de catalisadores automotivos, comemora 25 anos de sua fábrica instalada na cidade de Americana/SP. Com 249 mil metros quadrados de área total e 10 mil metros de área construída, a planta do interior paulista iniciou as suas operações atendendo a Fiat e a Autolatina (joint venture formada entre a Ford e Volkswagen entre 1987 e 1996). Em 25 anos, a empresa produziu cerca de 47 milhões de catalisadores para o setor original e da reposição.

A unidade de catalisadores automotivos chegou ao País em 1991 para atender ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) e contribuir com o desenvolvimento da indústria automotiva, evitando a emissão de milhões de toneladas de poluentes na atmosfera.

Até 1991, os veículos brasileiros saiam das linhas de produção sem catalisador, que é responsável por transformar até 98% dos gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. Para ter uma ideia, a emissão média de CO (Monóxido de Carbono) por veículo antes do Proconve era acima de 54 g/km e atualmente é 0,3 g/km. Este resultado é fruto da intensa cooperação entre montadoras, fornecedores de sistemas de controle de motor e da Umicore, que permitiu a redução nas emissões mesmo com o aumento da frota de veículos.

“Completar bodas de prata no Brasil é motivo de muita alegria, especialmente para o time que acompanhou a instalação da empresa em Americana desde o início. Temos orgulho da história da companhia no Brasil, que contribui com o avanço tecnológico da indústria nacional e mundial e, acima de tudo, produz materiais de alta tecnologia que melhoram a qualidade de vida e saúde da população”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.

A fábrica de catalisadores da Umicore abriga o único Centro Tecnológico de Emissões Veiculares (CTEV) para o desenvolvimento local de catalisadores automotivos da América Latina, que atende a projetos de montadoras e empresas de autopeças de dentro e fora do País.

4 comentários em “Umicore celebra 25 anos de sua fábrica de catalisadores em Americana/SP

  1. Vcs compram cerâmica de catalisador automotivo, quanto estão pagando no kilo, sou de Minas gerais.

  2. Olá bom dia,
    Trabalho com compras de sucatas de cerâmica de catalisadores, gostaria de saber se a umicore tem interesse na compra desse material para reciclagem.

    Obrigado pela atenção.

    Att. EBENEZER

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php