Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Umicore alerta sobre catalisadores irregulares

Empresa alerta que catalisadores analisados no mercado não reduzem a poluição dos gases tóxicos e ainda podem gerar problemas ao funcionamento dos veículos 

 

Localizado no sistema de escapamento, o catalisador automotivo é essencial para o controle de emissões de poluentes na atmosfera. Segundo a Umicore, o mercado de reposição de catalisadores é regulamentado e todos os produtos comercializados precisam atender a Resolução 282 do CONAMA, norma que exige um padrão mínimo de performance nos gases poluentes que são gerados pelo motor a combustão dos veículos. 

Estes gases são monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC). No entanto, a Umicore, identificou que existem marcas nas lojas que vendem produtos que não atendem à legislação. 

Claudio Furlan, Gerente de Vendas Sênior na Umicore, explica que os catalisadores irregulares são comercializados com teor insuficiente de metais preciosos. “Dessa forma, o equipamento não é capaz de converter os gases poluentes, ou seja, não reduzem a poluição, e possuem uma vida útil muito inferior a outros produtos corretamente certificados”, afirma. “Como consequência, o cliente certamente terá que retornar, de forma precoce, ao centro automotivo para verificar o ocorrido e trocar novamente o catalisador”, acrescenta. 

Claudio ainda aponta que essas peças podem gerar outros problemas para o carro. “Inicialmente, as luzes de painel do carro podem não indicar nenhum problema, mas o veículo poderá apresentar falhas que trarão prejuízos a médio e longo prazo para o consumidor”, diz. 

Ao adquirir um novo catalisador, a Umicore orienta a exigir sempre o certificado de qualidade do fabricante e desconfie dos preços baixos. Segunda a Umicore, os fabricantes que atuam no mercado de reposição e utilizam catalisadores com a sua tecnologia são: Mastra, OG e Tuper. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php