O conjunto propulsor 2.0 TSI, que equipa modelos de diferentes categorias da Volkswagen, incluindo o Novo Fusca, Novo Jetta e Novo Tiguan, é bastante esportivo e mostra que tem versatilidade e agilidade em qualquer situação.
Carolina Vilanova
Você pisa, o motor responde. É o que todo apaixonado por carros quer, principalmente, numa condição de estrada. Agora, fazer com que isso aconteça com três veículos de categorias diferentes utilizando o mesmo motor, aí sim, dá para chamar de confiável. É exatamente o que oferece o conjunto 2.0 TSI, desempenho e versatilidade, tanto no Novo Fusca quanto no Jetta e no Tiguan. Um compacto, outro sedã médio em utilitário, com pesos e características diferentes em suas construções.
O motor TSI 2.0 (Turbocharge Stratified Injection, que significa a tecnologia de motor turbo alimentado com injeção direta) é esperto e potente, que segue a tendência do downsizing, ou seja, compacto com alta potência. O segredo dessa engenharia é a combinação do turbocompressor com a tecnologia de injeção direta de combustível. É um conjunto cheio de tecnologia, com a utilização de quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas varíavel, o que garante o torque máximo já em baixas rotações.
Assim se consegue desempenho, economia no consumo de combustível e baixa emissão de poluentes, o trio que todo fabricante de motor busca como conjunto ideal de performance. Seus atributos começam com a potência de 200 cv, ou seja, desempenho de gente grande em carro pequeno, a partir de 5.100 rpm e torque máximo de 28 Kgfm atingido desde as 1.700 rotações.
Ficha técnica Motor
Combustível Gasolina (E22)
Cilindrada 1.984 cm³
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões 82,5 x 92,8 mm
N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro 4 / Em linha / 4
Posição Transversal a frente do eixo
Potência 200 cv a 5.100 rpm
Torque 28,5 a 1.700 rpm
Taxa de compressão 9,8:1
Formação de mistura Injeção eletrônica multiponto Bosch MED 17
Troca de óleo do motor 1 mil ou 6 meses
Injeção eletrônica
O sistema de injeção direta injeta o combustível em altíssima pressão (até 120 vezes a pressão atmosférica – o equivalente a 1.200 m embaixo d’água) diretamente na câmara de combustão, por meio de injetores especiais. A engenharia da marca explica que esse sistema proporciona uma imediata e finíssima pulverização do combustível, permitindo que a próxima combustão ocorra de forma completa (menos poluentes) e com baixas perdas (alto aproveitamento do calor gerado).
Outra característica é que o resfriamento do cilindro causado pela evaporação do combustível minimiza os efeitos da detonação, ou seja, batida de pino, permitindo utilizar maiores taxas de compressão, o que se traduz em mais potência e menor consumo.
Powertrain
O conjunto de trem de força dos modelos difere um pouco, sendo iguais no Fusca de no Jetta Highline, que usa caixa de transmissão do tipo automática DSG (Dual-Clutch Gearbox, ou seja, caixa de marchas com embreagem dupla controlada eletronicamente), de seis marchas à frente e uma a ré. Sua configuração proporciona uma troca de marchas rápida e suave.
Essa caixa oferece dois tipos de programas: normal e o esportivo, o primeiro mais econômico e o segundo com marchas mais longas. Também oferece o Tiptronic, ou seja, a troca de marchas manual sequencial, tanto por meio da própria alavanca quanto das borboletas atrás do volante.
Ficha técnica – Transmissão
Tipo Automático, seis marchas à frente
Embreagem Dupla Embreagem multi-discos imersos em óleo
Rodas motrizes Dianteiras
Relações de marchas 1a. – 3,461:1;
2a. – 2,150:1;
3a. – 1,464:1;
4a. – 1,079:1;
5a. – 1,094:1;
6a. – 0,921:1;
ré – 3,990:1
Relação do diferencial 4,059
2ª Relação do diferencial 3,136
Troca de óleo da transmissão 60 mil km ou 36 meses
Já o Tiguan carrega a mesma caixa de marchas, porém, com conversor de torque e sistema de tração integral 4MOTION, ou seja, tração integral nas quatro rodas. O câmbio também permite executar trocas manuais por meio de shift paddles atrás do volante, sempre de maneira sequencial.
De acordo com a Volkswagen, o sistema 4MOTION se adapta às condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível. Caso necessário, o eixo traseiro pode ser mais beneficiado. A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.
Ficha técnica transmissão
Tipo Automático de seis marchas com conversor de torque
Rodas motrizes Tração Integral Permanente -4Motion
Relações de marchas 1ª -3,949:1;
2ª -2,303:1;
3ª -1,556:1;
4ª -1,164:1;
5ª – 0,86:1;
6ª -0,688:1;
ré -3,422:1
Relação do diferencial 3,688
Troca de óleo da transmissão 60 mil km ou 36 meses
Mais do Novo Fusca
O Novo Fusca é o mais cult dos compactos do mercado, carrega um romantismo e consegue ser tão gracioso quanto robusto. Dois extremos diferentes, que leva junto uma boa dose de esportividade e requinte, e muito disso se deve ao motor. O desenho é totalmente personalizado mas segue o DNA da Volkswagen, principalmente, na entrada de ar, nas linhas retas e no estilo das lanternas traseiras.
Os faróis bi-xenônio opcionais estão disponíveis, com lâmpadas de descarga sem mercúrio com 25 Watts usadas no módulo projetor e inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.
O preço do fusca começa em R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e chega a R$ 80.990, para a versão automática.
A suspensão, porém, também ajuda com sua construção leve garantindo um comportamento bastante dinâmico e estável. O conjunto dianteiro é do tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos e traseiros, adotando a do tipo four-link, capaz de lidar com as altas cargas dinâmicas do motor topo de linha. Além disso, as forças transversais são administradas por uma barra anti-rolamento.
Ficha técnica Suspensão
Dianteira Independente, McPherson Mola helicoidal
Traseira Independente com braços múltiplos Mola helicoidal
Ficha técnica Direção
Tipo Elétrica
Diâmetro de giro 10,8 mm
Relação de direção 14,96:1 (média)
Voltas no volante (batente a batente) 3,01
O modelo vem de série com o bloqueio eletrônico do diferencial XDS, que é uma extensão do conhecido sistema EDS, que melhora a dirigibilidade em curvas rápidas e faz o carro comportar-se de forma mais segura, se agarrando mais em curvas fechadas. Para isso, utiliza os freios seletivamente para evitar que a roda interna na curva deslize em falso, aumentando também a tração.
Ficha técnica freios
Tipo Sistema eletrônico de estabilização
Assistentes ABS com assistência de freio, ASR, EDS e MSR
Dianteiros Disco ventilado, diâmetro de 312 mm.
Traseiros Disco, diâmetro de 272 mm.
RODAS E PNEUS
Roda de liga 7,0JX17 com pneu 215/55 R17
O luxuoso sedã Jetta Highline
Um sedã de presença que ficou mais bonito ainda com o novo desenho da Volkswagen, tá certo que bastante parecido com o Passat. Tem linhas dinâmicas e harmoniosas, com um estilo bastante esportivo e requintado, assim como no interior. O conjunto moderno de powertrain, como vimos acima, reforça esse aspecto esportivo com bastante dirigibilidade.
Essa é a versão topo de linha, que oferece além da mecânica robusta, muita tecnologia com os freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva etc.
Ficha técnica Freios
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Disco
Rodas 7J x 17
Pneus 225/45 R17
Utilitário que estaciona sozinho
O Tiguan pode ter sido reestilizado, ganhado traços mais bonitos, mais uma vez, acompanhando o novo DNA da Volkswagen, mas o que chama mesmo atenção no modelo são o conjunto mecânico e os recursos tecnológicos e de segurança que oferece. Na lista estão o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.
Com faróis de xenônio opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs, a Volkswagen explica ainda que os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade. A lanterna traseira é do tipo bipartida e seus elementos formam um L, que se integra às formas da carroceria, ou seja, a cara da marca.
Seis airbags, sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para a ótima dirigibilidade e redução de acidentes. Possui acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo nas arrancadas.
Ficha técnica Suspensão
Dianteira MacPherson, independente, com mola integrada
Traseira interdependente, com braço tranversal e longitudinal e mola helicoidal
Ficha técnica Direção
Tipo elétrica
Diâmetro mínimo de giro 12 mm
Relação de direção 15,40:1 (média)
Voltas no volante (batente a batente) 2,71
FREIOS
Dianteiros Disco de freio ventilado, diâmetro de 312mm
Traseiros Disco de freio, diâmetro de 282mm
Assistentes Sistema ABS com assistência de frenagem e ESP (Programa eletrônico de estabilidade) com ASR, EDS e MSR
Roda de liga leve 7JX17 ET43
Pneu 235/55 R17
Comprei Ágora más fiquei sorpreso com o desempenho