Richard Hubbell, Rinaldo Facchini, Luiz Fernando Machado (Prefeito de Jundiaí), Giorgio Girondi e Eugenio Marianno


Multinacional especialista em módulos de filtragem de combustível para veículos diesel, com presença em mais de 70 países em todo o mundo, a UFI Filters anunciou a construção de nova fábrica em Jundiaí/SP para atender fabricantes de automóveis e reposição no mercado brasileiro, América Latina e Estados Unidos. Na mesma cidade do interior paulista, a empresa tem sede e produz desde julho 2016 módulos de filtragem do óleo para a picape Chevrolet S10 diesel.

Prevista para 2020, a nova fábrica deve gerar 300 postos de trabalho e a expectativa em termos de resultados é que represente 15% do faturamento global, estimado em 500 milhões de euros em 2017.

Com portfólio de mais de 3 mil produtos, a empresa produz anualmente mais de 70 milhões de filtros (ar, óleo, cabine e combustível) para o setor automotivo, incluindo veículos leves, pesados carros de Fórmula 1, além de equipamentos agrícolas, marítimo, industrial e engenharia mecânica e agora marca a sua presença no mercado brasileiro.

Entre as tecnologias desenvolvidas em filtros de combustível, por exemplo, está a DFM (Deep Filtration Media), projetada para a separação de água e filtragem de impurezas do combustível diesel, nas linhas de produtos Gen 2, ONE, DURALFILTER e DEFENDER. Os filtros de combustível com esta tecnologia avançada contam com três camadas diferentes para separação de partículas de até 3 microns e função coalescente para separação de água, com a retenção de 99,9% de impurezas para garantir alta proteção e melhor performance dos motores.

As operações no Brasil serão comandadas por Eugenio Marianno, Diretor Geral, que tem experiência no mercado, tendo passado por cargos diretivos em empresas do setor, e as equipes de vendas estão sob a supervisão de Cassio Novelli para Equipamento Original (OEM) e de Pedro Henrique Almeida para o Mercado de Reposição (Aftermarket). O evento de anúncio da fábrica que aconteceu no último dia 9/02 reuniu 75 executivos da companhia de todos os continentes. Além do Chairman da companhia, Giorgio Girondi, e do CEO, Rinaldo Facchini, vieram ao Brasil os principais executivos do grupo de várias partes do mundo, como China, Índia, Tunísia, Europa e Estados Unidos.

Segundo Rinaldo Facchini, a atuação no mercado brasileiro é muito importante para a empresa que já fabrica filtros para diversas montadoras que estão aqui instaladas. “Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de estarmos presentes no Brasil, um mercado em evolução. Estamos preparados para competir, pois oferecemos produtos de qualidade e temos know-how e tecnologia”, afirma. Ele revela também que o mercado de reposição é altamente atrativo e apresenta boas oportunidades de crescimento.