A BorgWarner é a fabricante do turbo que equipa o motor THP, desenvolvido pelo Grupo PSA em parceria com a BMW. No Brasil, o propulsor está presente nos modelos Peugeot 3008, RCZ e 408, e nos recém-lançados Peugeot 508 e Citroën DS3. Segundo a BorgWarner, o motor THP, de quatro cilindros, 1.6 litro e 16V, é equipado turbocompressor BorgWarner K03. Conforme dados de fábrica, o conjunto gera 165 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque entre 1.400 e 4.500 rpm.
Ainda de acordo com a fabricante dos turbos, o THP é um exemplo clássico de downsizing de motores, e que a performance de um motor desse tamanho, e ainda atendendo aos níveis de emissão de poluentes, só é possível com a utilização de um turbo. A BorgWarner Brasil afirma que já está trabalhando em novos programas e plataformas de motores flex com algumas montadoras. “A utilização de turbos não será limitada a carros dos segmentos de performance ou premium. Na realidade deverá abranger uma ampla faixa”, avalia o diretor geral da empresa no país¸ Arnaldo Iezzi Jr.
A BorgWarner prevê que, com o movimento do “downsizing”, ocorrerá a substituição dos motores aspirados de 1.800 a 2.000 cilindradas por motores 1.6 turbo, como acontece no Citroën DS3, e dos motores aspirados 1.600 a 1.800 cc por motores turbo de 1.200 a 1.400 cc. Na faixa de entrada, a fabricante espera que surjam motores com turbo abaixo de 1.000 cc.