Segundo a Tuper, fabricante de escapamentos e catalisadores, o catalisador pode ser considerado uma peça de vida útil longa, além de item obrigatório no sistema de exaustão de veículos desde 1992. Sua função é reduzir os gases poluentes da combustão do motor (CO, HC e NOx) em gases inofensivos (H2O, CO2 e N2) por meio de uma reação química que atinge uma temperatura em torno de 300°C. Original de fábrica e em motores com manutenção adequada, o catalisador ultrapassa os 80 mil quilômetros rodados. Já os catalisadores de reposição duram pelo menos 40 mil quilômetros. Mas se a peça tem tanta durabilidade, por que, eventualmente, ela derrete?
Além disso, a fabricante alerta que outros fatores podem danificar a cerâmica, como o óleo lubrificante do motor saindo pelo sistema de exaustão (nível acima do especificado ou danos/desgastes internos no motor); combustível de má qualidade; falhas na ignição (cabos, velas, bobinas, tampa do distribuidor, rotor); comandos de válvulas fora de sincronismo; furos no sistema de escapamento antes do catalisador; produtos químicos utilizados na limpeza dos bicos injetores e falha no sensor de oxigênio (sonda lambda).
De acordo com a empresa, desde 2010, nos veículos nacionais, o Sistema OBD-BR2 monitora a eficiência do catalisador por meio do sensor de oxigênio e informa ao motorista, no painel, quando ela fica comprometida, acendendo a lâmpada LIM. “Este é um sinal de que há algo errado, mas deve-se tomar cuidado, pois a luz acesa indica um problema de insuficiência catalítica e não necessariamente no catalisador. Por isso, antes de trocar a peça, é preciso fazer uma análise geral nas sondas lambda, injeção, módulo etc”, orienta o gerente de engenharia da Tuper, Henry Grosskopf.
Segundo Henry, a principal dica é fazer sempre as revisões e manter o carro em boas condições de funcionamento “Na manutenção preventiva são verificados e corrigidos itens como o sistema de ignição, sistema de arrefecimento, lubrificação do motor, gerenciamento eletrônico, condições mecânicas do motor, sistema de exaustão e análise de gases da combustão, além de outros quesitos particulares pertinentes a cada modelo, constantes no Manual do Proprietário do Veículo”, explica o gerente, reforçando que é importante evitar também batidas em buracos e lombadas, que podem contribuir para a destruição total do catalisador e dos silenciosos.
quero saber se a seramica do catalisador se desmancha virando algodão por causa da temperatura na sonda lamina.
dizendo o meu mecânico ele disse que virou algodão por causa da temperatura por causa de um problema com o eixo de comando