A Tuper forneceu algumas dicas para manter a vida útil do sistema de exaustão no automóvel, composto por tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro e ponteiras. “O sistema de escapamento é um item essencial para assegurar a performance do motor, pois avarias podem interferir, inclusive, no consumo de combustível”, afirma Henry Grosskopf, gerente de Engenharia de Produtos da Tuper.
De acordo com o especialista, um dos fatores que danificam os componentes é a qualidade do combustível, por isso, ele orienta a abastecer sempre em um posto de confiança, pois a qualidade do combustível está diretamente ligada à vida útil dos componentes. “É preciso ficar atento. Excesso de água saindo pelo escapamento pode ser indício de adulteração do combustível”, avisa Henry. O especialista afirma que álcool, gasolina e diesel adulterados podem provocar desgaste precoce da sonda lambda, o que eleva o consumo, diminui o rendimento do motor e aumenta a emissão de gases poluentes. “Combustível de má qualidade pode derreter a cerâmica do catalisador e provocar corrosão na carcaça e furos em uma das peças do conjunto, prejudicando o desempenho do veículo”, explica.
O que também pode causar danos ao sistema de exaustão são as más condições das vias em que o automóvel trafega, no caso de quem enfrenta estradas de terra esburacadas. Outros fatores que ajudam a estragar precocemente as peças do sistema são ignição falhando, motor desregulado e consumo excessivo de óleo, defeitos que prejudicam especialmente o catalisador.
Henry também afirma que, realizando a manutenção preventiva e seguindo os cuidados necessários, o catalisador pode durar até os 80.000 km (original) e 40.000 km (reposição). No momento da troca, o mecânico deve ficar atento ao selo do Inmetro, já que, desde abril de 2011, só é permitida a comercialização de catalisador no mercado de reposição que esteja homologado pelo instituto. A Tuper informa que a lista dos fabricantes homologados está disponível para consulta no sitehttps://www.inmetro.gov.br/qualidade/empresas_convCatalitico