Tuper alerta que estradas ruins podem danificar escapamento do caminhão

A Tuper Escapamentos e Catalisadores alerta para o risco de danos no sistema de exaustão que podem ser causados por pavimento ruim nas estradas. “Estradas esburacadas podem danificar os componentes do sistema de exaustão”, ressalta o analista de produtos da Tuper¸ Jonas Luiz Meros. A empresa explica que dificilmente os escapamentos dos caminhões sofrem com a oxidação, porque o diesel é menos corrosivo que a gasolina ou o álcool, por isso, a maior causa de quebra prematura acontece pelos solavancos nas rodovias.

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Problemas no sistema de exaustão também influem nas emissões de poluentes dos caminhões e podem causar reprovação na avaliação de Inspeção Veicular. “É preciso fazer manutenção periodicamente no silencioso, tubulação do sistema de exaustão e flexíveis”, afirma Jonas. “Há necessidade também de verificar se não há vazamento ou furos no silencioso principal, onde se faz a redução do ruído”, aconselha. O técnico ressalta que a análise deve ser realizada em todo o sistema, desde a saída de motor por toda tubulação, flexível, até o silencioso e a ponteira.

Uma prática que a Tuper desaconselha é a adaptação no sistema. “Alguns motoristas trocam o silencioso por um tubo pensando em economia de combustível e acabam criando um problema, pois o caminhão perde em desempenho, potência e em redução de ruídos, sem contar que os poluentes lançados no meio ambiente aumentam”, adverte Jonas. Adaptações causam quebra durante a movimentação do veículo, nível de ruído além do permitido, excesso de fumaça preta, além de ser uma forma de prejudicar o bom funcionamento do motor e elevar o consumo de combustível.

Além disso, o mecânico deve ressaltar ao motorista que amarrar o escapamento é algo totalmente fora de cogitação, porque queda poderia causar acidentes graves, assim como soldar tubos, trocar suportes e eliminar flexível.

O mecânico deve também orientar o motorista a identificar o desgaste do sistema.  Ruído excessivo pode ser indício de que componentes do sistema devem ser substituídos. “A tampa interna do silencioso pode ter quebrado ou a lã arrastada”, acrescenta o especialista da Tuper. Perda de potência do caminhão também pode indicar entupimento do escapamento.

A fabricante de escapamentos e catalisadores reforça a importância da manutenção preventiva do sistema, que, em média, é 30% mais econômica que a manutenção corretiva, segundo a empresa. Às vezes, não é necessário trocar todo o sistema de exaustão, somente alguns componentes. Se o catalisador tiver que ser trocado, Jonas lembra que a substituição da peça deve levar em conta o modelo do veículo e sua motorização, além da peça nova contar com o selo do Inmetro, o que atesta r a qualidade do produto no mercado de reposição.

 

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