A TRW está apresentando as evoluções de sua tecnologia que integra eletronicamente os principais controles e diversas funções digitais ao console central do veiculo. O Painel Eletrônico de Controle Integrado (TRW Integrated Electronic Control Panel, ou IECP), de acordo com a empresa que o criou, está em franca evolução e está incorporado a plataformas globais de veíoculos da Ford, como os maiks recentes modelos Focus e Fiesta.
“O design, desenvolvimento e lançamento de sucesso da TRW para as plataformas globais da Ford Motor Company como o Ford Fiesta e o Ford Focus têm contribuído para motivar ainda mais o crescimento significativo e a continuidade do desenvolvimento tecnológico da TRW,” diz Silvio Boff, diretor da Divisão Eletrônica de Negócios (Body Control Systems, BCS) da TRW no Brasil. “A TRW já assegurou inclusive contratos de sistemas IECP para dois modelos que estão entre os dez veículos mais vendidos na América do Norte, o que faz com que a empresa se estabeleça como líder no mercado de painel de controle eletrônico integrado”, comemora.
Segundo a TRW, a tecnologia IECP está sendo aprimorada com interfaces intuitivas e opções customizáveis de navegabilidade, tais como projeção de gráficos, ícones reconfiguráveis, painel de integração com tela sensível ao toque, tela de toque com reconhecimento de script, sensor de toque, escolha de cor, tecnologia de membrana para acionamento, tecnologias que evitam marcas digitais de superfícies e antirriscos e integração tátil.
A interface simplificada traz benefícios para o motorista, pois exige menos atenção, explica a TRW. A fabricante também explica que o IECP pode incluir interfaces para dispositivos externos, diretas e wireless (Bluetooth), controle de dispositivos como telefones celulares, aparelhos de MP3, rádio, acesso a internet de banda larga e dispositivos de navegação. “Nossa estratégia para a tecnologia IECP pede níveis cada vez maiores de sofisticação, incluindo tecnologias de sensores híbridos de toque, telas sensíveis ao toque, sensores de proximidade e até mesmo a possibilidade de reconhecimento de gestos e tecnologia de visão avançada para auxiliar nas funções de controle do veículo”, afirma Boff.