Advertisement


Veja as dicas para substituir os alto-falantes e aparelho de som originais, sem influenciar na garantia de fábrica do veículo

Carolina Vilanova

 

- Publicidade -

Com cuidado para não cortar os fios e chicotes originais de fábrica e sem mexer na estrutura do veículo é possível substituir os alto-falantes e o equipamento de som, assim como instalar amplificadores e sub woofer, sem perder a garantia do veículo. Para isto, o técnico deve utilizar kits especiais de som; ferramentas adequadas; alicates de corte, de bico, de descascar fios e clipador; chaves de fenda de diversos tamanhos; chaves philips; ferro de solda e fio de estanho; terminais adequados; fios; cabos termoretratéis; fita isolante e soprador de ar quente para o termoretrátil.

 

Como começar

 

1) Retirar o revestimento interno da porta, desligar os botões do vidro elétrico (se tiver). Os carros novos e semi-novos já vêm preparados de fábrica com fiação e furação para instalar o equipamento de som. Retire o alto-falante antigo, desconectando o chicote, e o suporte antigo do alto-falante (bafler). Coloque um novo, caso seja necessário, que pode ser de plástico ou de madeira, contanto que adapte-se ao alto-falante atual. Os baflers de madeira são indicados para melhor rendimento do som.

- Publicidade -

 

2) Tirar o conector do alto-falante original do carro sem cortar os fios originais. Utilize o alicate de corte para colocar o conector universal. Agora, aperte com um alicate e solde.

 

3) Colocar capa termoretrátil nos terminais, esquentando-a com um secador apropriado. Este procedimento proporciona acabamento e isolamento perfeitos. Não esqueça de identificar os fios positivo e negativo.

 

59

4) Coloque a espuma de vedação no novo alto-falante. Conecte os terminais e recoloque os parafusos. Encaixe a porta.

 

Instalando amplificadores

 

1) Para aumentar a potência do som do carro, uma boa alternativa é a instalação de um módulo de potência. De acordo com a Arlen, o primeiro procedimento deve ser a preparação da fiação e a conexão dos cabos na bateria. Encape o fio positivo do aparelho com um conduíte e passe pela furação original do carro na canaleta da porta e pelo interior do carro até a bateria.

 

2) Corte o fio e emende um porta fusível na extremidade, solde e não esqueça de isolar com o termoretrátil. Este fio é instalado na bateria. O fio que vem do interior do carro deve ser conectado no positivo da bateria, com um terminal do tipo “olhal”. Coloque o fusível.

 

3) A preparação dos fios do amplificador pode ser feita em uma bancada separada, assim o trabalho será mais fácil e mais eficiente. Tome cuidado para não inverter os fios e quando emendá-los, faça a trança, uma por cima da outra, para melhor acabamento e reforço. Estanhar a fiação para proporcionar emendas perfeitas, sem problemas de falhas, mal contato ou oxidação. Todos os fios devem ser isolados com a fita apropriada. O uso de conduítes deixa o acabamento muito mais bonito.

 

63

 

4) O amplificador pode ser colocado debaixo do banco do passageiro, que deve ser removido. Toda a fiação, já com o conduíte, deve passar pela canaleta, embaixo da borracha de acabamento. O aparelho vai ficar fixado no chão do veículo com o auxilio de velcros adesivos.

 

 67

5) Passar o conduíte dentro do buraco original do carpete do veículo, onde é parafusado o banco. Separe o fio terra e, no caso da instalação do sub woofer, também o fio que será passado para o porta-malas do veículo. O fio terra será conectado no próprio parafuso do banco.

 

Cuidados na instalação do aparelho de som

 

1) Retire o som original ou a tampa, se o veículo não contar com o equipamento de som. Separe os fios da bateria que vem para o aparelho. Emende o fio que vem da bateria com o do amplificador (geralmente é o fio mais grosso). Solte a fiação original para poder instalar o aparelho de som e encaixe o conector (adaptador) original do veículo (chicote original do som).

 

2) Identifique a fiação dos alto-falantes com o auxílio de um multímetro, para saber se o componente está funcionando perfeitamente. O valor da medição deve ficar entre 3 e 4 Oms.

 

3) Meça o chicote original do carro, que deve ser de 12 V. Ligue os fios no módulo e depois no plug original do altofalante. Depois, conecte o adaptador do plug de alimentação do som.

 

4) Solde os fios do amplificador com o terminal do rádio (utilizando sempre o mesmo processo: trançar corretamente, soldar com estanho e cobrir com o termoretrátil). Conecte o fio da antena genuína de fábrica no adaptador CB 90 e, então, ligue no aparelho de som.

 

72

 

5) Faça o teste e os acertos finais, com o acabamento adequado. Para isso junte os fios fazendo chicotinhos e passe a fita adesiva. Agora, enrole os fios com espuma anti-ruído.

 

69

 

Instalando o sub woofer no amplificador

 

1) Coloque o sub woofer na caixa apropriada para seu tamanho e posicione todo o conjunto no porta malas do veículo. Em seguida, conecte o fio que vem do amplificador no sub woofer.

 

70

- Publicidade -