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Troca do conjunto de exaustão do Prisma

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Preventivamente, com 80 mil Km o catalisador deve ser substituído, aproveite para checar todo o sistema, para garantir que o veículo esteja dentro dos limites de emissões permitidos pela legislação

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Reduzir as emissões de poluentes na atmosfera, esta é a ordem da vez. É o que preocupa as autoridades nos dias de hoje e o que as montadoras e fabricantes estão atentos para assegurar: a qualidade de vida das pessoas, principalmente, nos grandes centros. Na cidade de São Paulo o controle dessas emissões virou lei: para licenciar o veículo, primeiramente, o motorista deve levá-lo para uma inspeção ambiental. Se os índices de emissões estiverem acima do permitido, nada de licenciamento.

No restante do país, a lei da inspeção ainda não vingou, mas por outro lado, a consciência fala mais alto, pelo menos entre os mecânicos de plantão, afinal, isso indica mais serviço em suas oficinas. E um dos sistemas que o técnico precisa ficar de olho é justamente o de exaustão, que tem a responsabilidade de reduzir a emissão de gases e o ruído gerado do motor. Nessa matéria, fizemos a inspeção e troca dos componentes do Chevrolet Prisma 2008, com 82 mil km rodados.

Um dos componentes mais importantes é o catalisador, que tem a função de filtrar os gases nocivos e transformá-los em gases menos prejudiciais ao meio ambiente, segundo Henrique Rocha, técnico da Tuper. “O mecânico deve ficar atento para adquirir somente catalisadores de boa qualidade, jamais retirar o miolo, que possui uma cerâmica composta por metais nobres – platina, paládio e ródio, que fazem a reação química que reduz os gases nocivos: Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarboneto (HC) e Oxido de Nitrogênio (NOx), que devem ser controlados”, complementa.

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Não podemos esquecer que, desde 2011, todo catalisador tem que ser certificado pelo Inmetro, atestando que converte os três gases. Se o preço do catalisador estiver muito barato e não constar o selo do Inmetro, pode indicar até mesmo que a carcaça esteja oca, ou seja, não vai fazer nenhum efeito, além de prejudicar outros componentes do carro, vai aumentar o nível de ruído, o consumo de combustível e prejudicar o meio ambiente.

 

Check up e troca das peças

A primeira dica de como detectar um problema no conjunto de escapamento é escutar se há ruídos diferentes. Em caso positivo, o mecânico deve fazer uma análise visual e manual, usando sempre as luvas de proteção. Com o veículo no elevador, observe atentamente se não existe corrosão, furos, batidas, amassados, possíveis vazamentos em pontos de solda, trincas e outras avarias em toda a extensão do conjunto.

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Em seguida, o técnico deve dar umas batidinhas com o dorso da mão para verificar se o miolo não está solto e se não há resíduos de catalisador dentro do silencioso. Para efetuar o reparo, use ferramentas convencionais, jogo de soquetes com catraca, alicate de corte, serra e chave para remover a sonda lambda.

 

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1) O primeiro passo, com o carro no elevador, é retirar a proteção do motor, por meio de quatro parafusos sextavados.

 

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2) Para soltar melhor os parafusos da flange, entre o catalisador e o tubo do motor, use um spray desengripante. Deixe o produto agir por alguns minutos para fazer efeito.

 

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3) Enquanto isso, retire os dois coxins do silencioso traseiro, retirando a trava primeiramente. Coloque também um pouco de desengripante para a borracha sair com mais facilidade.

 

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4) Agora com a serra, corte o tubo de entrada do silencioso traseiro. Vale lembrar que tem pontos específicos para o corte. Balance para ver se não há nada solto dentro da peça.

 

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Obs: Se as condições estivessem boas, a peça poderia ser colocada novamente no carro, mas no nosso caso, não poderá ser reutilizado por conta de um furo na carcaça. O flexível intermediário também está com a malha interna quebrada.

 

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5) Em seguida, remova os coxins do silencioso intermediário, também por meio de uma pequena trava e deslizando a borracha. A dica é sempre trocar os coxins de borracha para evitar perder o serviço por arrebentar as mesmas e o escapamento ceder.

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Obs: Se fosse necessário, existe mais um ponto de corte na conexão do tubo do motor com o silencioso intermediário. Mas no nosso caso, será trocado inteiro, então não precisa cortar.

6) Vamos voltar aos parafusos que foram desengripados. Use um soquete e remova as três porcas, que na hora de apertar tem torque de aproximadamente 22 Nm.

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7) Faça a retirada do conjunto completo. Não se esqueça que na hora da montagem a junta deve ser obrigatoriamente substituída por uma nova (7a).

 

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    7
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    7a

8) Ainda por baixo do carro, solte os dois parafusos que prendem o suporte do catalisador. Nesse momento já é possível ver a colméia interna da peça. Também, por baixo, soltar os dois parafusos torx que prendem o defletor de calor.

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9) Abaixe o carro no elevador para, pela parte de cima, tirar os parafusos da flange entre o coletor de escape e o bloco do motor. Mais uma vez, use o desengripante.

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10) Primeiro afrouxe os quatro parafusos torx que apóiam a placa defletora de calor do escapamento e depois os quatro parafusos sextavados que sustentam o coletor.

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11) Não esqueça de soltar o conector do chicote elétrico da sonda de oxigênio que fica abaixo da bobina, antes de tirar as peças.

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12) Tome cuidado com o conector da sonda que está solto e pode ser danificado.

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13) Solte os quatro parafusos inferiores da flange do coletor de escapamento com o motor.

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14) Em seguida, termine de soltar os parafusos superiores e, com cuidado, retire o catalisador pela parte de cima do carro. Tire os cabos de vela para facilitar a retirada e não danificá-los.

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15) Com o catalisador já fora do carro, retire a sonda lambda com uma chave 22 mm e coloque na peça nova, que será instalada no carro, use o torque de aperto de aproximadamente 22 Nm.

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Montagem dos componentes

1) A montagem das peças que foram retiradas segue o processo inverso que realizamos até agora. Comece colocando o catalisador novo no carro, apertando os parafusos do centro para as extremidades em espiral, com torque de aproximadamente 22 Nm.

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2) Em seguida, suba o carro no elevador, fixe os parafusos inferiores da chapa defletora e os parafusos do suporte do catalisador.

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3) Reinstale o tubo do motor novo, a junta metálica entre a flange inferior do catalisador e do tubo do motor. Não dê o aperto final agora, somente depois de instalado todo o conjunto.

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4) Encaixe o silencioso intermediário com o tubo do motor, coloque os dois coxins de borracha e as abraçadeiras. Não dê o aperto ainda.

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5) Repita o processo na colocação do silencioso traseiro. Por fim, coloque as abraçadeiras, que tem posição de montagem correta, ou seja, na marcação do inicio do corte da região de encaixe entre os dois tubos, tanto para o intermediário quanto para o silencioso traseiro (5a).

 

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6) Ao final, faça o aperto de todos os parafusos das abraçadeiras, e faça uma inspeção no conjunto todo para ver se não está fora de alinhamento ou encostando em alguma parte do assoalho do veículo.

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7) Para dar um toque esportivo no veículo, colocamos uma ponteira cromada no escapamento, que é só encaixar e apertar o parafuso para fixar.

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8) Depois do conjunto todo instalado, ligue o carro e deixe o motor funcionando por aproximadamente uns 15 minutos em marcha lenta para que a manta que envolve a cerâmica do catalisador dilate, fazendo com que a mesma fique bem presa na carcaça.

 

Mais informações – Tuper: (47) 3631-5244

Comentário em “Troca do conjunto de exaustão do Prisma

  1. Boa tarde. No meu caso o escapamento é todo original e só o flexível esta com a malha interna solta, tem como prender essa malha interna? Se não como substituí-lo: existe uma só peça acoplada ao flexível ou tem que se cortr o cano do escape no local e fixá-lo com braçadeiras.
    Parabéns pelo site e obrigado pelas orientações.

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