O artigo técnico “Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do Programa Brasileiro do Biodiesel”, do engenheiro Maurício Cintra do Prado de Salles Penteado, foi considerado o Melhor Paper na categoria nacional pelo Congresso SAE BRASIL 2007, realizado de 28 e 30 de novembro, em São Paulo. O paper concorreu entre 169 trabalhos, de um total de 190 apresentados durante o principal encontro de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul.
Com isso, o autor ganhou passagem aérea e estadia para apresentar o trabalho em abril no SAE 2008 World Congress, em Detroit, EUA. O paper aponta os gargalos no Programa Brasileiro do Biodiesel e sugere um plano de ação eficiente para o sucesso do programa. A pesquisa teve como base a crescente pressão mundial pelo desenvolvimento de tecnologias automotivas com menor índice de emissão de poluentes e a busca por novas alternativas energéticas, principalmente o biocombustível, que logo terá de ser adicionado ao diesel.
Na categoria Melhor ‘Paper’ Estrangeiro, o Congresso SAE BRASIL 2007 elegeu o trabalho ‘The Effect of E100 Water Content on High Load Performance of a Spray Guide Direct Injection Boosted Engine’ (Efeitos da adição de água no etanol anidro sobre a operação, em altas cargas, de um motor superalimentado com injeção direta guiada pelo jato de combustível), do australiano Simon Christopher Brewster, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Orbital Australia Pty. Foram apresentados 21 trabalhos de autores de outros países. Com isto, Simon Brewster terá o direito de participar do Congresso SAE BRASIL 2008, com passagem e estada oferecidas pela SAE BRASIL.