A Toyota Motor Corporation revelou nesta semana alguns detalhes do sedã FCV, movido a célula de hidrogênio. O modelo foi apresentado pela primeira vez como carro conceito no Salão do Automóvel de Tóquio 2013 e será lançado no primeiro semestre de 2015, no Japão.
Segundo a Toyota, o FCV traz desempenho que se assemelha a um veículo de motor a gasolina, com autonomia de aproximadamente 700 km (de acordo com medições realizadas pela Toyota com base nos parâmetros considerados pelo Ministério Japonês de Turismo, Infraestrutura e Transportes). O motor, quando acionado, emite apenas vapor d’água produzido pela reação entre hidrogênio e oxigênio. O tempo de reabastecimento é de cerca de três minutos.
O hidrogênio é considerado como uma das alternativas de combustível mais promissora, uma vez que pode ser produzido com uma variedade de fontes de energias primárias, como a solar e eólica. Quando comprimido, o hidrogênio apresenta densidade de energia mais elevada do que as baterias, sendo de fácil armazenagem e transporte.
No Japão, o sedã movido a célula de hidrogênio será vendido pelo preço de 7 milhões de ienes (aproximadamente R$ 150 mil). Os preços para os mercados dos Estados Unidos e da Europa ainda não foram definidos. Futuramente, além do preço, a Toyota irá divulgar também informações mais detalhadas, tais como especificações e metas de vendas.