A Toyota, fabricante japonesa de veículos com instalações no Brasil, apresentou seu primeiro compacto popular desenvolvido para o mercado nacional: o novo Etios. O modelo será vendido nas versões hatchback e sedã, em quatro configurações, e terá motorização 1.3l e 1.5l, ambas com 16 válvulas. Com expectativas de vender 70 mil unidades por ano, a montadora pretende abocanhar aproximadamente 65% de participação no segmento. O modelo chega às concessionárias a partir de 28 de setembro.
O Etios hatchback foi equipado com as duas opções de propulsão, enquanto o três volumes somente com a mais potente. Com gasolina, o conjunto 1.3l entrega potência de 84 cavalos a 5.600 rpm. Já a força dele emana do torque de 11,9 kgfm a 3.100 rpm, que pode ser percebida nas retomadas e ultrapassagens. Com etanol, atinge 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Mais temperado, naturalmente, o motor 1.5l amplia o desempenho do hatchback na estrada e cumpre o papel a que foi destinado na versão sedã. Na gasolina tem 92 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. Abastecido com álcool, oferece 96,5 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
A proposta de cada conjunto garante ao Etios, segundo a montadora, além de boa performance, baixos níveis de consumo e emissões, em relação aos seus concorrentes. A transmissão de cinco velocidades contribui para o resultado. Para melhorar para a sensação na troca de marchas, foi instalado um contrapeso (absorvedor de massa) no sistema.
Nos buracos e valetas ou nas vias com deformações o Etios não titubeou. Encarou os diversos obstáculos sem transportar a trepidação nem os ruídos para os passageiros. De acordo com a montadora, a estabilidade ocorre em razão da suspensão dianteira tipo McPherson.
Uma barra estabilizadora rígida foi incorporada para o conforto de quem pilota o veículo. Os pistões dos amortecedores utilizam válvulas de controle linear do tipo multicamadas. A suspensão traseira é do tipo eixo de torção. Adicionalmente, a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor. Conta também com barra estabilizadora e válvulas do tipo multicamadas.
O design simples evoca aspectos joviais e elegantes, que provavelmente vão fazer sucesso com o nicho de consumidores que pretende alcançar. As rodas de liga de 12 raios (15”) e calotas integrais com 7 raios (14”) apresentam desenho dinâmico.
Por dentro o carro foi pensado para acomodar o motorista e passageiros de forma ergonômica e agradável. No entanto, com o painel de instrumentos, que fica localizado no meio, o condutor precisará de um pouco mais de paciência até se acostumar. O acabamento deixa dúvida com relação à qualidade de alguns plásticos utilizados na construção.
Exceto na versão de entrada do hatchback, o Etios sairá de fábrica já equipado com freios ABS com EDB. Por outro lado, todas as configurações do veículo serão entregues com airbag de série, item que junto com o ABS passará a ser obrigatório a partir de 2014 em todos os carros lançados no Brasil.
O Etios será comercializado em sete cores: branco, preto, cinza, azul, prata, verde e vermelho. Os preços iniciam em R$ 29.990, para a versão de entrada, e pode chegar a R$ 44.690 nos modelos topo de linha.