A Toyota do Brasil celebra este ano o cinqüentenário de atividades no Brasil e em 30 de janeiro irá realizar uma festa na capital paulista, com a presença do presidente honorário, Shoichiro Toyoda, filho do fundador da companhia, Kiichiro. A história da montadora teve início em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no centro de São Paulo e em 1960 inaugurou sua primeira linha de montagem e lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante.
Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo/SP, onde instalou a primeira unidade industrial da marca fora do Japão, onde produziu o Bandeirante nacionalizado. Durante 40 anos, o modelo se posicionou como referência no mercado de utilitários.
A linha de produtos atualmente é composta pelo Corolla e Fielder, produzidos em Indaiatuba/SP, pela Hilux e SW4, fabricados na unidade industrial da Toyota Mercosul em Zárate (Argentina), e pelos utilitários esportivos Land Cruiser Prado e RAV4, o sedã Camry, além dos luxuosos sedãs da marca Lexus, o ES350 e LS460L, importados do Japão.