Toyota celebra 50 anos de sua fábrica em São Bernardo do Campo/SP

Nesta segunda-feira, 12/11, a Toyota celebrou os 50 anos de inauguração de sua fábrica em São Bernardo do Campo/SP, a primeira unidade industrial da fabricante de automóveis fora do Japão. O primeiro veículo produzido na unidade foi o utilitário Toyota Bandeirante, cuja linha de montagem durou até 2001, acumulando 103.750 unidades fabricadas.

11950

Hoje, a unidade faz a produção de peças para o abastecimento do mercado de reposição do modelo Bandeirante e também fabrica componentes para as linhas de montagem de Zárate, na Argentina (Hilux) e Indaiatuba/SP (Corolla) e bielas e virabrequins que são exportados para os Estados Unidos e utilizados nos modelos Camry e Corolla fabricados naquele país. Além das áreas industriais, a unidade de São Bernardo, hoje, também abriga os departamentos administrativo, financeiro, jurídico, engenharia, planejamento de produção e planejamento corporativo, entre outros.

A Toyota ressalta algumas histórias curiosas da fábrica, especialmente, a ocasião do incêndio que atingiu o setor de pintura da unidade da Volkswagen na mesma cidade, em 1970. “A unidade da Toyota então, por um período de seis meses, assumiu a primeira etapa da pintura do Fusca. Nessa época romântica, pintavam-se, por dia, não mais do que 20 carrocerias, número inimaginável para os padrões atuais da indústria”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php