O concurso Top Team, promovido pela Scania incentivar o desenvolvimento técnico dos mecânicos de suas concessionárias, consagrou o time da concessionária Batistella, de São José dos Pinhais/PR, como a melhor equipe de profissionais de serviços da rede no Brasil. A equipe formada por Ricardo Bochnia, Antonio Sergio Pereira, Marlon da Silva, Luis Fernando Londero e Alexandre Bernardino Martins disputa em junho, com outros cinco países, duas vagas que darão direito a participar da final internacional 2012-2013, que acontece em novembro na Suécia.
A fase brasileira do Top Team 2012-2013, segundo a Scania, teve 183 equipes inscritas, com cerca de 1.200 pessoas envolvidas. Os times de reparadores passaram por duas fases teóricas entre outubro e novembro de 2012, durante as quais responderam a 100 questões do dia a dia de uma concessionária e sobre conhecimentos técnicos dos produtos da marca.
Os cinco melhores times foram classificados para a final realizada no Centro de Capacitação da Scania, na fábrica de São Bernardo do Campo/SP. Juntamente com a equipe vencedora de São José dos Pinhais/PR, participaram da final a vice-campeã Codema (de Guarulhos/SP), Battistella (esta de Cascavel/PR), Equipo (Rio de Janeiro/RJ) e Brasdiesel (Ijuí/RS).
A final nacional foi decidida em cinco etapas, com uma prova teórica e quatro práticas. Cada equipe teve 20 minutos para preparar sua estratégia e outros 20 minutos para resolver cada fase. Ao todo, 12 juízes fizeram as avaliações. Na parte dinâmica, explica a Scania, os profissionais foram desafiados a resolver situações reais nos caminhões. O método de avaliação para a soma dos pontos levou em conta o diagnóstico, a reparação, a metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança executado e o tempo. O valor total da premiação chegou a R$ 100 mil.
“A dificuldade maior foi correr contra o tempo. Tivemos de ser eficientes e achar a melhor solução para o problema apresentado”, relata o mecânico Luis Fernando Londero, vencedor pela equipe Battistella de São José dos Pinhais. “Nós crescemos mais ainda como profissionais e isso será refletido na qualidade do serviço ao cliente. Teremos um aumento fundamental de excelência e credibilidade”.