Thyssenkrupp investe no downsizing de motores para veículos leves



A Thyssenkrupp, fornecedora de materiais e componentes para a indústria automotiva, considera que o virabrequim tem papel crucial no downsizing de motores, conferindo compactação e maior eficiência, principalmente, com a nova geração de turbos. Integrado à biela e ao bloco do motor, o virabrequim é responsável por converter o movimento alternativo dos pistões, gerado pela queima do combustível, em movimento rotativo, resultando em torque.

Segundo a empresa, o virabrequim pode ser fundido ou forjado. O forjamento é uma alternativa que confere maior resistência e propriedades mecânicas superiores se comparada à fundida, uma vez que orienta a microestrutura do material conforme a geometria definida. Isso permite uma redução de massa do componente e resulta em virabrequins mais leves e, por consequência, com menor consumo de combustível.

“O aumento de resistência dos virabrequins é fundamental para a obtenção de maior potência em motores, como por exemplo, nos 1.0 e 1.4 litros equipados com turbo, propiciando uma redução do nível de emissões por meio da diminuição do consumo de combustível”, salienta o COO da Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, Amadeu Crodelino.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php