Ontem, 08/03, Dia Internacional da Mulher, a Audi do Brasil ofereceu ao público feminino um test drive especial, com o novo Audi R8 V10, entre outros modelos esportivos da marca. O Audi´s Woman´s Expirience Day foi realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e contou com a participação de mais de 80 mulheres, entre jornalistas especializadas, potenciais clientes e outras convidadas.
Para ajudar na pilotagem dos mais potentes carros da marca, o público contou com experientes pilotos que fizeram papel de instrutores, entre eles estavam Danilo e Denis Dirani, Allan Helmeister e a piloto de Fórmula Indy, Bia Figueiredo. Além do teste de velocidade com o R8, que chega a 525 hp, as mulheres tiveram oportunidade de rodar com os modelos A3 Sportback, Audi A4, Audi A6, Audi Q5, Audi Q7 e o superesportivo Audi TTS.
Durante a apresentação, a montadora mostrou na teoria e na prática, o funcionamento das mais avançadas tecnologias em eletrônica embarcada, tendo como foco a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo. São elas: o sistema eletrônico de estabilização (ESP), um sistema que ajuda a estacionar, inclusive fazer baliza, o piloto automático avançado, que reduz quando o carro da frente freia, entre outros.
Audi R8
Um modelo superesportivo de tirar o fôlego, como define a marca, o Audi R8 chega ao Brasil em nova versão, com o incrível motor aspirado V10, que ultrapassa a barreira dos 300 km/h. No visual, um verdadeiro carro de corrida, construído com materiais super leves e muitos detalhes esportivos, como spoilers, entradas de ar frontais, direcionadas para os três radiadores e faróis de leds. O preço? Quase R$ 700 mil.
Toda performance e força do propulsor é traduzida pela sua configuração, 5.2 FSI V10 quattro®, com cárter de alumínio, feito grande parte a mão, de acordo com a marca. São 525 hp de potência máxima aos 8.000 giros e torque de 530 Nm a 6.500 rpm. Para incrementar, é dotado de injeção direta de combustível e alta taxa de compressão de 12.5:1. Atrás das portas, os “sideblades” direcionam o ar que refrigera o motor V10.
A transmissão é automática de seis velocidades, com câmbio R tronic, que oferece o modo de condução normal ou esportivo, com a opção das borboiletas no volante, como nos carros de F1. De acordo com a Audi, o R8 conta com o sistema “Launch Control” – um programa que gerencia os engates perfeitos de marchas para maximizar a aceleração na partida. A tração permanente e integral quattro®, em conjunto com o bloqueio do diferencial no eixo traseiro, garante estabilidade nas curvas e muito mais segurança.
O chassi e a suspensão, apesar de esportivos, são projetados para otimizar o conforto, com ajuda da tecnologia Audi Magnetic Ride, um sistema que utiliza campos magnéticos nos amortecedores, adaptando sua resposta, em milésimos de segundos, às condições da estrada e ao estilo do motorista. A direção hidráulica por pinhão e cremalheira oferece alta precisão nas manobras.
O Audi R8 vem com rodas esportivas de 19 polegadas de 10 raios, pneus 235/35 na dianteira, e 295/30 na traseira. Os freios usam discos ventilados e perfurados, com pinças de oito pistões na frente e de quatro pistões na traseira.
A tecnologia do modelo não para por aí, por dentro todo conforto e requinte de um modelo Audi, combinados com os mais avançados recursos de multimidia, ar condicionado e comandos em geral. Detalhes em couro com detalhes que refletem os raios infravermelhos dão um toque final ao acabamento.