Taranto dá dicas para instalação de embreagens



Embora pareça um procedimento simples, instalar uma embreagem requer atenção do mecânico. “Existem uma série de detalhes na aplicação que fazem toda a diferença na segurança e no correto funcionamento, como o torque dos parafusos, que devem ser apertados de maneira alternada, por exemplo”, explica o técnico da Taranto, Rafael Oliveira.

Confira as cinco dicas da Taranto para uma instalação de embreagem sem sustos.

1° Passo
Antes da substituição do kit de embreagem, é necessário efetuar a retirada do volante do motor para avaliar se o mesmo possui imperfeições como marcas de superaquecimento ou trincas. Também é necessário verificar a planicidade, e se necessário efetuar a usinagem do mesmo, por uma retifica especializada respeitando a tolerância indicada pelo fabricante, caso ultrapasse o limite mínimo substitui-lo.

2° Passo
Verificar o garfo de embreagem quanto ao desgaste, e caso necessário substituí-lo. No caso dos atuadores substitui-los, com o conjunto de embreagem.

3° Passo
Nos veículos que utilizam rolamento de embreagem é necessário verificar o guia do rolamento e substituir caso necessário.

4° Passo
Para evitar o empenamento do platô de embreagem no momento da montagem, pode-se efetuar o seguinte procedimento: Na prensa acionar o platô de embreagem e colocar uma mangueira ou um cabo de vela entre as “linguetas” e a carcaça para mantê-lo “desarmado”, após esse procedimento efetuar a montagem do conjunto platô e disco ao volante do motor, lembrando de utilizar a ferramenta especifica para centralização do disco. Posterior ao torque dos parafusos que fixam o platô, facilmente é possível remover a mangueira ou cabo de vela.

Caso não seja possível efetuar o procedimento acima, pode-se efetuar a montagem do conjunto torqueando os parafusos de fixação do platô de embreagem ao volante do motor aos poucos e alternando a sequência de aperto, para que não ocorra o empenamento das “linguetas”, não esquecendo da centralização do disco.

5° Passo
Caso a caixa de câmbio possua vazamentos no eixo piloto, sana-los antes da montagem da mesma, para que o conjunto de embreagem não seja contaminado e evite falhas posteriores.

2 comentários em “Taranto dá dicas para instalação de embreagens

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php