Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Filtros: Substituição e dicas para os elementos da Montana

16276

Acompanhe nessa reportagem as dicas e os procedimentos para trocar os filtros de ar, combustível e óleo da picape da Chevrolet, que é compatível com o compacto Agile, ambos equipados com motor 1.4 Econo.Flex

16263

 

 

Todo mundo acha que é fácil trocar um filtro de ar, mas compre o modelo errado para ver o que acontece. E o filtro de óleo? Substituir um usado pelo novo é melzinho na chupeta…. Mas esqueça de trocar o anel de vedação do dreno ou dê o torque com uma ferramenta… É, pode acreditar que vai dar dor de cabeça na certa. Vazamentos e, lógico, mau funcionamento do conjunto.

É por isso que, às vezes, insistimos em mostrar aqui na Revista procedimentos que parecem ou até são simples, mas que se realizados sem atenção podem se transformar em grandes prejuízos para você e seu cliente. É o caso da substituição dos filtros de ar, óleo e combustível que trazemos nessa reportagem, feitos na picape Chevrolet Nova Montana, compatível com Agile, pois utilizam o mesmo motor 1.4 Econo.Flex.

Filtro de ar

O consultor Técnico da Mann-Filter, André Gonçalves, explica que o componente tem a função de reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas, camisa etc. “Se a troca do filtro não for efetuada no prazo adequado e pelo produto correto vai causar aumento de consumo de combustível, perda e rendimento do motor, certamente elevação dos índices de emissões de poluentes”, afirma.

16265

A substituição do filtro do ar deve ser realizada de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. Mas na prática, o prazo depende da situação em que o veículo opera. Em condições severas, onde se roda em terra ou muito congestionamento, que apesar não estar rodando, o veículo está com o motor ligado e aspirando o ar sujo, a troca deve ser antecipada.

André chama a atenção para o fato de que não é permitido tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos, que podem provocar o rompimento do papel ou causar danos na estrutura do elemento filtrante, fazendo com que perca as suas funções.

Passo a passo

1) Tire a abraçadeira da mangueira de ar e as travas da tampa do filtro. Verifique a posição da abraçadeira, pois ao final do processo deve ser montada na mesma posição inicial para que haja uma vedação perfeita.

16204

2) Para não danificar o componente, remova também o sensor MAP, que fica na mangueira de admissão.

16248

3) Remova a tampa da carcaça do filtro de ar e retire o elemento filtrante usado.

16251

4) Limpe o interior da carcaça, principalmente, a área de vedação, onde o elemento vai se apoiar. Faça isso com um pano úmido, não use estopas ou jatos de ar, que pode levar sujeira para a parte limpa do filtro, que dá entrada para o motor.

16231

5) Instale agora o novo elemento filtrante. Monte a peça e deixe a vedação bem justa, para fechar bem e evitar que passe impureza do lado sujo para o limpo.

16283

Obs: Como podemos ver, a sujeira está em toda a área do elemento filtrante. Nesse caso, o filtro aguantaria mais um pouco, mas logo teria que ser trocado.

16282

Filtro de combustível

André esclarece que o filtro do combustível retém partículas como ferrugem e resíduos do tanque. Eles protegem os bicos injetores e agregados extremamente sensíveis do sistema de alimentação do combustível. É muito importante utilizar o componente certo para a aplicação para evitar folgas e vazamentos.

Passo a Passo:

1) Com o carro no elevador, tire o parafuso do suporte e com a ferramenta especial solte a trava da mangueira de gasolina dos dois lados do filtro. (1a)Retire o filtro já usado. (1b)

16284

1a

16206

1b

Obs: Sempre utilize a ferramenta adequada para a troca do filtro, evitando danificar o engate rápido.

2) Instale o filtro novo, observando a posição certa, indicado por uma flecha e pelas inscrições entrada e saída do combustível.

16237

16258

Obs: A inversão dos lados pode inverter o processo correto de filtragem e com isso diminuir a vida útil do componente, fazendo soltar o elemento interno de filtragem, ocasionando perda de potência.
3) Encaixe os engates rápidos e aperte o parafuso do suporte de fixação do filtro na carroceria.

16244

Obs: Aproveite para verificar se as mangueiras estão em condições de uso.

16279

4) Dê partida no motor e verifique se há vazamento. Caso haja, refaça o procedimento, apertando o filtro corretamente.

Filtro de óleo:

André explica que o filtro do óleo tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor e que sempre que o óleo lubrificante for trocado, o filtro deve ser substituído por um novo também. “Isso é necessário porque o óleo velho que fica no filtro e a parte que não foi drenada antes do filtro contaminam o óleo novo, fazendo com que perca suas propriedades e a durabilidade”, observa.

A troca deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante do carro, assim como o tipo de óleo especificado. “O óleo sujo, utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante, causa borra no motor e pode até fundir”, complementa. Em situações severas, a troca deve ser antecipada.

Na hora de se adquirir o filtro novo, procure sempre pela aplicação correta ou, como no caso da Mann, o mecânico pode optar pelo Muti-Filtro, no lugar de um filtro convencional. “Os filtros multi-filtros têm altura e diâmetro que permitem a montagem em praticamente todos os veículos, com capacidade de filtragem até 50% superior aos produtos tradicionais fabricados para as montadoras, por conta de uma tecnologia que utiliza um papel mais robusto e moderno, que atende todas as rigorosas especificações técnicas”, diz. O produto possui cinco versões com três diferentes tipos de roscas existentes no mercado (rosca ¾ polegadas, rosca 20 mm e rosca 18 mm).

16244

Obs: André esclarece que não é necessário que o filtro esteja cheio de óleo, pois existem carros que trabalham com o filtro deitado, então, não é possível encher o filtro do óleo sem que este vaze. “Como o motor estava em funcionamento, existe um filme de óleo nas partes móveis protegendo assim a primeira partida após a troca”.

Procedimento de troca

1) Remova a tampa de abastecimento do óleo do motor e a vareta indicadora do nível para facilitar a drenagem.

16262

2) Retire a proteção de cárter e, em seguida, esgote o óleo através do dreno do cárter, ainda com o motor aquecido.

16229

3) O próximo passo é remover o filtro com uma ferramenta adequada que forme uma cinta em torno do produto.

16240

Obs: Já deixe o recipiente embaixo do carro para drenar o óleo e depois descartar corretamente.

16205

4) Limpe o local de vedação do filtro no bloco com um pano limpo – não use estopa. Nunca monte o filtro novo com sujeira da junta antiga, pois não vai dar o encaixe perfeito.

16264

Obs: Troque sempre o anel de vedação do dreno do cárter, para evitar dar o aperto maior do que o necessário e dificultar uma próxima retirada.

16233

5) Antes de instalar o filtro novo, passe um pouco do próprio óleo na borracha de vedação, para facilitar a montagem. Assim, a junta escorrega melhor e evita problema de vazamento. Jamais use outro tipo de produto como, vaselina, graxa etc.

16222

6) Faça uma limpeza também na zona de vedação do dreno e recoloque o bujão do dreno com o anel novo.

16281

7) Rosqueie o filtro no cabeçote até a junta encostar-se à área de vedação do motor; em seguida, aperte manualmente de 3/4 a 1 volta, aproximadamente.

16259

Obs: Use uma lixa para facilitar o aperto, nunca use chaves ou qualquer outra ferramenta, pois pode amassar o filtro e causar problemas depois. O excesso de torque pode danificar a junta e provocar vazamento.

16246

8) Coloque óleo novo no reservatório, preste atenção para colocar o óleo indicado pela montadora. Coloque três litros, dê a partida e verifique o nível. Depois coloque mais meio que estava faltando.

16256

9) Dê a partida no motor e verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga em, no máximo, 10 segundos. Depois, com o carro ligado, veja se não há vazamento de óleo.

16268

16227

Por dentro do filtro

Os filtros de óleo contam com duas válvulas, além do elemento filtrante, que fazem funções importantes para o bom funcionamento do produto.

(A) Válvula anti-retorno: fica na entrada do filtro ou na saída, e mantém o filtro e as galerias cheias de óleo, mesmo com o motor desligado. “Se o filtro possui válvula de baixa qualidade, esta ação perde sua função, ou seja, na primeira partida do dia, o motor não terá lubrificação necessária. Caso esta situação se repita dia após dia poderá ocasionar danos irreversíveis”, afirma André.

16228

(B) Válvula de segurança: atua em situações de emergência, quando o óleo passou da sua vida útil, permitindo a passagem do óleo sujo mesmo que o filtro esteja saturado, evitando assim o dano no filtro e no motor do veículo.

16253

 

Mais Informações: Mann-Filter 0800-701-6266

5 comentários em “Filtros: Substituição e dicas para os elementos da Montana

  1. Tenho ler alguns certa coisas aqui. Certamente vale bookmarking para revisitar.
    Eu surpresa como muito esforço você coloca para criar o tipo de maravilhoso informativo site.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php