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Troca do kit de embreagem no Ford Focus

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Veja nessa matéria a troca de disco de embreagem, platô e atuador hidráulico, que compõe o kit de reparo do veículo equipado com motor 2.0 litro

Carolina Vilanova

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Se um cliente parar seu veículo na sua oficina apresentando um desses sintomas: dificuldade de engate de marchas, patinação, pedal pesado que exija força, curso da embreagem alto, dificuldade no ponto de acoplamento, pode desconfiar que o conjunto de embreagem está desgastado. Nessa situação, a única maneira de ter certeza é por meio da retirada do conjunto.

De acordo com Wanderley Batista da Silva, da assistência técnica da divisão de embreagem da Luk, a missão do conjunto de embreagem é desligar o motor do câmbio para engatar a marcha e transmitir 100% da potência do motor, ou seja, não pode patinar. “Quando o motorista pisa no pedal, o disco de embreagem tem que parar de rodar e desacoplar do volante”, explica.

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Ele lembra que a vida útil do conjunto depende da maneira de dirigir do motorista. Por isso, oriente seu cliente a não dirigir com o pé apoiado no pedal e não controlar o carro numa rampa com a embreagem.

Esse é um serviço que exige extremo cuidado e muita habilidade por parte do mecânico. Principalmente, porque envolve a desmontagem de outros sistemas para acesso à caixa de câmbio. Lembre-se de usar os equipamentos de proteção individual, como sapato de biqueira, óculos de proteção e luvas. Outro ponto importante que não pode ser deixado de lado é o uso de ferramentas específicas e um cavalete para segurar o motor. Sempre use peças originais e de boa procedência.

Esse procedimento foi realizado num Ford Focus ano 2005 equipado com motor 2.0 litro. Antes de fazer a troca, faça seguinte avaliação: primeiro, com o motor em funcionamento e o freio de estacionamento acionado, engate a 4ª marcha, acelere e tire totalmente o pé do pedal da embreagem. Se o motor continuar funcionando, a embreagem está patinando. Em seguida, pise no pedal de embreagem, conte três segundo e engate a ré. Se a marcha arranhar ou apresentar dificuldade de engate, o problema é eminente.

1) Para começar, remova alguns componentes do motor: a capa de proteção, bateria, filtro de ar e coxim superior do câmbio.

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2) O próximo passo é colocar o Focus num elevador, suspender para tirar as rodas dianteiras. Então, remova o protetor de cárter, barra estabilizadora, terminal de direção e bandeja inferior.

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3) Remova o coxim inferior do motor e em seguida solte os cabos do trambulador.

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4) É essencial que o motor seja preso adequadamente e fixado num suporte.

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5) Com muito cuidado e atenção, solte os parafusos que prendem o agregado da suspensão e retire a peça. Use um cavalete para sustentar o agregado antes da remoção.

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Obs.: O quadro da suspensão é removido para facilitar a remoção do câmbio.

6) Com uma cinta prenda a caixa de direção e o escapamento.

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7) Depois, solte o semi-eixo e a trezeta. Coloque um protetor para isolar a área e impedir que a graxa derretida escape.

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8) Tire agora o motor de partida e solte o suporte do coxim.

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9) Em seguida, desaperte o parafuso do câmbio e retire o conjunto. Na montagem, tem torque de 45 Nm.

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10) O atuador hidráulico faz parte do kit de reparo da embreagem e deve ser substituído. A peça está alojada dentro da carcaça do câmbio e sofre desgaste, principalmente, por conta da diferença de temperatura. O torque na montagem é de 17 Nm.

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Obs.: essa substituição é necessária, pois a peça pode ter problemas de ruído e travamento do rolamento. E então, para reparar tem que fazer todo esse processo novamente.

11) Retire os parafusos do platô para remover o conjunto.

12) O próximo passo é remover o disco de embreagem.

Inspeções:

– Analise a superfície de atrito do volante, que pode precisar de retífica de acordo com altura específica à original. Sempre mantenha a medida padrão da montadora (foto A).

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– Em veículos que tem rolamento de apoio do eixo piloto, também deve ser trocado todas as vezes. (detalhe).

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– Na embreagem observar as condições do platô e, no disco, estrias e revestimentos (B).

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Montagem

1) Tire as impurezas do volante com uma lixa.

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2) Prepare o conjunto platô e disco de embreagem e, em seguida, aplique graxa grafitada na parte estriada para evitar oxidação.

3) Utilize um guia para centralizar o disco no volante.

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4) Encaixe o platô e aperte os parafusos de forma cruzada e gradativamente. O aperto final é de 25 Nm.

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5) Retire o eixo piloto e recoloque o câmbio.

6) Utilize um guia para colocação da carcaça da caixa de câmbio. Aperte de forma cruzada com torque de 45 Nm.

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7) Instale de volta todos os periféricos removidos na desmontagem.

8) Abasteça o reservatório com fluido DOT 4, recomendado pela montadora, e faça a sangria do sistema.

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17 comentários em “Troca do kit de embreagem no Ford Focus

  1. tenho um ford focus fabricação2010 manual motor sigma 1.6 qual e a embregem orginal do mesmo pois tenho que fazer a sua troca

  2. tenho um focus geração II 2009, 2.0, 16v – automático, já está com 103 mil km rodados, gostaria de saber com quando devo efetuar a troca do kit de embreagem. obrigado.

  3. Bom dia
    Tenho um forde focus ano 2008 – 1.6 – zetec. Estou notando de uns dias para cá que a alavanca de câmbio esta meio dura. ou seja de manha com o carro frio, a passagem de marcha esta mais firme. Poderia me informar qual será este problema, pois o câmbio sempre foi muito bom e macio antes.

    Obrigado

    Paulo César

  4. Tenho um Focus 2014 e deu problema no câmbio ,engata e não anda,levei na concessionária 4 vezes e trocaram módulo e agora deu o mesmo problema ,levei de novo e disseram que é embreagem e os atuadores mas vão cobrar os atuadores pois não faz parte do câmbio e da garantia ,e vão me cobrar quase 6.000,00 pelo serviço, não acho justo.

  5. tengo un fiesta 2008 automatico tiene varrido 1/3 dientes corona arranque no consigo en argentina el repuesto que opon tecnica me darian de reemplazar sacando corona mala y soldando una nueva desde ya muchas gracias.

  6. Renato, consulte os catálogos das fabricantes de amortecedores para conferir quais se aplicam ao seu veículo. Recomendamos, no entanto, a aplicação dos produtos originais. Um abraço.

  7. Boa noite, por qual amortecedor posso substituir o turbo gas dianteiro do meu focus 2003, 2.0 automotivo.

  8. Gilmar, não recomendamos adaptações, apenas as trocas de peça indicadas pela montadora em sua especificação original. Um abraço.

  9. Muito boa a explicação, tenho um Ford focus sedan 2001, motor zetec 2.0, 16v, qual embreagem certa para esse modelo, ond e posso achar a especificação correta?

  10. Eu tenho um ford focus 2005/2006 motor zetec 1.6 8v glx, Eu gostaria de saber se eu posso instalar conjunto de manga de eixo com cubo e rolamento, disco de freio do ano 2009 no meu carro, e eu tenho também um eixo completo traseiro do ano 2009, eu posso substituir o eixo do meu focus por esse 2009? isso para que eu possa usar as rodas de 5 furos, e também o semi-eixo completo também do 2009, pois do ano de 2005 é dificil de encontrar, e quando encontra custa o olho da cara, aproximadamente 6800,00 reais do l/d e 3900,00 do l/e. obrigado

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