A Fuso, fábrica de veículos comerciais japonesa pertencente à Daimler e ao Grupo Mitsubishi, lançou no mercado local a nova linha do caminhão leve Canter Eco Hybrid. Apresentado no Salão de Tokyo, em novembro de 2011, o modelo também será vendido na Europa e em outros mercados a partir do terceiro trimestre deste ano. De acordo com a Daimler, a primeira geração do Fuso Canter Eco Hybrid, lançado em 2006, teve 1,2 mil unidades vendidas no Japão, Austrália, Irlanda e Hong Kong.
Segundo a Fuso, o Canter Eco Hybrid tem como diferencial a combinação da transmissão de embreagem dupla DUONIC com um motor híbrido, o que aumenta a eficiência do consumo de combustível com o conforto proporcionado pelo câmbio automático. Quando comparado ao Fuso Canter movido a diesel, a versão híbrida é 25% mais econômica durante um ciclo de condução japonês. Já as emissões de óxidos de nitrogênio e de material particulado, conforme dados da fábrica, são 30% menores do que os limites estabelecidos pela norma de emissões atual do Japão (JP09).
A tecnologia do caminhão foi desenvolvida no Global Hybrid Center, na cidade de Kawasaki, no Japão, que é o centro mundial de competência da Daimler Trucks para o desenvolvimento de veículos híbridos.