A temporada 2012 da Stock Car se encerra neste domingo, 9/12, com a Corrida do Milhão, no Autódromo José Carlos Pace, circuito de Interlagos em São Paulo/SP. A largada acontece às 9h30 da manhã e a corrida terá a duração de 50 minutos mais uma volta. O prêmio pela vitória é de R$ 1 milhão, prêmio já conquistado pelos pilotos Valdeno Brito, em 2008, Ricardo Maurício em 2010 e, no ano passado, por Thiago Camilo.
Além do prêmio em dinheiro, a 12ª e última etapa do ano decide quem será o campeão da Stock Car em 2012. A pontuação da etapa também é dobrada, ou seja, a vitória, que nas outras corridas vale 25 pontos, em Interlagos valerá 50. O segundo lugar salta de 22 para 44 pontos e assim por diante.
Entre os que têm chance matemática de título, estão sete pilotos: Cacá Bueno (A. Mattheis/ Red Bull Chevrolet) com 159 pontos; Átila Abreu (AMG/ Mobil Super Pioneer Chevrolet) com 149 pontos, empatado com Daniel Serra (A. Mattheis/ Red Bull Chevrolet) e Ricardo Maurício (RC/ Eurofarma Chevrolet); Max Wilson (RC/ Eurofarma Chevrolet) com 138 pontos; Valdeno Brito (A. Mattheis/ Shell Peugeot) com 136 pontos; e Flávio Nonô Figueiredo (AMG/ Mobil Super Pioneer Chevrolet) com 130 pontos.
Outra atração desta corrida especial são os quatro pilotos convidados, sendo que, curiosamente, três vieram direto da Formula Indy para Interlagos: Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Hélio Castroneves disputaram toda a temporada regular de 2012 da categoria americana, enquanto Rafa Matos também esteve na categoria americana até 2011.
Destes pilotos, Hélio foi o único a não pilotar o carro da Stock Car antes do treino desta quinta, e sentiu as dificuldades de adaptação comuns a todos os pilotos que migram dos fórmulas para os carros turismo. “É um carro difícil de se entender, pois como todo carro de corrida, tem suas manhas e características próprias e a gente tem de se adaptar aos poucos. No geral, estou gostando muito e essa experiência tem sido acima das minhas expectativas, mas ainda tenho muito a aprender. A única coisa que tem me incomodado é o grande calor que faz dentro”, disse Hélio.
Dentro da programação da Corrida do Milhão, os treinos começaram na quinta-feira para os pilotos que não disputam a temporada regular da categoria. Entre eles, Rubens Barrichello foi o mais rápido. Nesta sexta, os treinos livres para todos os pilotos vão das 11h20 às 15h20. O treino que define o grid de largada acontece no sábado, 8/12, a partir das 11h50.