Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Spicer dá dicas sobre a importância da lubrificação do cardã

A Spicer, marca do grupo Affinia que fabrica eixos cardã, oferece dicas para o mecânico sobre a importância da manutenção do produto como procedimento de manutenção da peça. O eixo cardã é a conexão que tem a função de transmitir a potência do motor para o diferencial e para as rodas, presente em veículos com motor dianteiro e tração traseira, entre eles, comerciais leves e caminhões, e também 4X4.

16639

Segundo a marca, deve-se ter atenção especial com a lubrificação, pois a falta e a qualidade da graxa podem levar ao desgaste prematuro dos componentes e elevar a temperatura do sistema, danificando as cruzetas. A recomendação é utilizar graxa a base de sabão de lítio extrema pressão 2 nas cruzetas, rolamentos, luvas e ponteiros deslizantes. Os lubrificantes, que contam com base de silicone, graxas usadas para proteção de chassis e grafitadas, não devem ser usados, pois não asseguram proteção suficiente ao sistema.

Para veículos que rodam mais na cidade a indicação é fazer a lubrificação a cada 10 mil km ou 1 mês, o que ocorrer primeiramente. Quando o uso for rodoviário, é permitido aguardar até 20 mil km ou 3 meses. Em aplicações severas, a cada 15 dias. Caso o veículo tenha trafegado sob água ou lama deve ser lubrificado imediatamente. Além da revisão da lubrificação, é preciso ter um plano de manutenção preventiva de todo o conjunto do eixo cardã.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php