Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Space Cross: continua grande por dentro e mais aventureira

Voltado para conduções urbanas e off-roads, o veículo ficou mais alto e manteve a versatilidade característica. Os novos itens visuais o deixaram mais bonito e com a esportividade à flor da pele

Victor Marcondes

Quase um ano depois do lançamento da Space Fox, a Volkswagen ampliou a família com o lançamento da versão aventureira Space Cross. Com mudanças importantes na suspensão e design equilibrado, seguindo as tendências internacionais da marca, o modelo é a nova proposta da montadora para o segmento que chama de “Cross Light”: peruas urbanas em roupagem “off-road”, voltadas para viagens e estradas de terra menos irregulares.

9101

Nesta versão, o veículo é equipado com o motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. O conjunto mecânico fica completo com a transmissão manual MQ200 de cinco velocidades,  que garante precisão e suavidade dos engates. A transmissão automatizada ASG I-Motion (Automated Sequential Gearbox) é opcional, e mantém um bom desempenho e baixo consumo de combustível.

9103

Todo o desempenho do motor resultou numa aceleração, segundo a montadora, de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 177 km/h, com etanol. Com gasolina a aceleração é feita em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h. Com o câmbio I-Motion os valores aumentam em 12 segundos e 12,3 segundos, respectivamente. O consumo médio na cidade ou estrada, medido de acordo com a norma NBR 7024, é de 13,8 quilômetros com um litro de gasolina e 9,3 quilômetros com um litro de álcool.

Em comparação à Space Fox, a suspensão do modelo Cross teve alterações na geometria, nas mangas de eixo e na calibração da suspensão. A estabilidade aumentou em razão das novas mais largas nos dois eixos: 1.448 mm na dianteira e 1.435 mm na traseira, acréscimo de 33 mm e de 23 mm, respectivamente. Os pneus maiores (205/55 R15, em vez de 195/55 R15) deixaram a perua mais alta em cerca de 3,5 centímetros, e pronta para encarar condução urbana ou fora de estrada.

9095

Os freios dianteiros também foram alterados e agora trazem discos de 280 mm (24 mm maiores) proporcionando uma sensação melhor de segurança durante as frenagens. Para completar, o conjunto vem com sistema ABS de série, que contribui para segurança do motorista.

A característica aventureira está presente no para-choque dianteiro com a ampla abertura de ventilação com grade tipo colméia, e nos faróis auxiliares com função de neblina e longo alcance. Nas laterais, os destaques são os frisos de plástico ressaltando o nome do veículo e as rodas de liga leve com 15 polegadas pintadas de cinza.

9102

Os trilhos do rack que se estendem por todo o veículo reforçam a maior altura do carro. Na parte de trás, o para-choque incorpora retro-refletores e lanterna de neblina. As lanternas são escurecidas, ressaltando a esportividade. O lançamento do modelo foi marcado pela produção de 200 unidades exclusivas na cor Vermelho Apple.

9099

No interior, a Space Cross traz muitos detalhes já incorporados na Space Fox, como o posicionamento elevado do motorista, comandos de fácil acesso, uso de matérias de ótima qualidade, a mesma quantidade de porta-objetos, incluindo a gaveta localizada sob o banco. Mesinhas dobráveis nos encostos dos bancos dianteiros são itens de série.

9100

9097

A pedaleira exclusiva tem acabamento de alumínio e as soleiras internas têm o logotipo Space Cross. Os bancos são revestidos de tecido Malharia Sound preto, mas podem receber revestimento opcional de couro Softline preto. Os assentos traseiros contam com regulagem longitudinal, que permitem aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros a 527 litros.

9096

Com uma ampla oferta de itens tecnológicos de fábrica, o veículo tem computador de bordo com sete funções, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático e função coming & leaving home, sensor de chuva, retrovisor externo com função tilt down e sensor de estacionamento traseiro. Outros itens de série são: conjunto elétrico, ar condicionado, direção hidráulica e airbags dianteiros.

9094

Entre os opcionais estão rádio com CD-Player ou rádio AM/FM, ambos com entrada USB e Bluetooth, além de interface para iPOD, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e o pacote com volante multifuncional em couro, que, nos carros com transmissão I-Motion, pode incorporar comandos para troca de marchas atrás do volante. A Space Cross está disponível nas concessionárias da marca com preços de R$ 57.990 na versão com câmbio manual e R$ 60.990 para o modelo I-Motion.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php