Começou a ser vendido no Brasil o novo smart fortwo 2013, que recebeu mudanças no visual. A aparência está mais vigorosa e esportiva, mas a personalidade e todos os atributos funcionais foram preservados. Os modelos podem ser equipados com motor turbo de 84 cv ou aspirado mhd de 71 cv.
O smart fortwo vem equipado com a tecnologia softouch, uma transmissão automatizada de cinco velocidades, que fornece a praticidade das trocas manuais por meio da alavanca de câmbio sem necessidade de pedal de embreagem, ou o conforto das trocas automáticas sem o comando do motorista. Nas versões turbo, as marchas também podem ser selecionadas manualmente por borboletas junto ao volante (paddle shifters).
Com a unificação das medidas dos pneus para 175/55 na dianteira e 195/50 na traseira, todas as versões permanecem com rodas de liga de 15 polegadas. Na versão mhd as rodas de liga leve têm novo desenho, com três raios duplos, que saem do cubo central como forquilhas. O turbo (coupé ou cabrio) têm rodas com o mesmo desenho diferenciado, com seis raios.
Outra novidade é com relação às cores que, para os modelos turbo, ganhou a opção cinza fosco. Nessas versões, além da cor da carroceria, o comprador pode optar pelo acabamento do tridion em preto ou prata, enquanto no mhd a estrutura de segurança é sempre preta.
Internamente, os modelos turbo contam com acabamento em tecido em três cores diferentes: preto, vermelho ou bege. No mhd, o padrão é preto. Houve um reposicionamento no indicador do funcionamento do airbag do passageiro, que pode ser desligado caso o motorista viaje sozinho ou leve uma criança. A luz que sinaliza se o equipamento está desativado ou funcionando agora está mais evidente, localizada acima do espelho retrovisor.
Os modelos turbo 2013 passam a contar com novo sistema de áudio-navegação multimídia original de fábrica. O equipamento tem tela touchscreen com 6,5 polegadas, e inclui reprodutor de CD, MP3 e DVD, entrada para SD card e conexão Bluetooth para telefone celular e streaming de áudio. No porta-luvas há conexões para equipamentos auxiliares e USB. O sistema inclui navegação via GPS com mapeamento do território brasileiro, e está totalmente disponível em Português.
No quesito segurança ativa o modelo oferece sistema ESP, que também incorpora a função hill start assist, que evita o recuo do carro ao arrancar em subidas. Os freios são antiblocantes ABS, mantendo a dirigibilidade em frenagens em curvas e reduzindo a distância de imobilização, especialmente em pisos escorregadios. Um sistema adicional de assistência, o hydraulic brake assist, intensifica automaticamente a força aplicada pelo motorista sempre que for detectada uma frenagem de emergência.
Para elevar ainda mais a economia do modelo mhd (iniciais de micro hybrid drive), essa versão do smart fortwo adota o sistema start/stop, que desliga o motor sempre que ele não for necessário, como ao parar nos semáforos. A proposta do smart é proporcionar uma nova mobilidade urbana para o caos e falta de espaço em grandes cidades. O smart fortwo tem preço inicial em R$ 52.500,00 e pode chegar a R$ 72.900,00.