A SKF renovou a parceria tecnológica com a equipe Ferrari de Fórmula 1. De acordo com a fabricante sueca de rolamentos e vedações, o contrato é válido até o fim de 2014. A empresa ainda lembra que sua parceria com a Ferrari antecede o início do Campeonato Mundial de Fórmula 1, já que desde 1947 é fornecedora de peças para os carros de corrida do time italiano; o campeonato de F-1 formalizado começou em 1950. Nesses 65 anos de parceria, a Ferrari conquistou 219 vitórias e 31 campeonatos mundiais de equipes e pilotos.
Segundo a SKF, serão fornecidos para a equipe de F-1 rolamentos para pontas de eixo, suspensão, transmissão, aplicações de engrenagem e KERS (sistema de recuperação de energia cinética) e também soluções de vedação e serviços de engenharia, especialmente na área de sistemas de monitoramento de condições. A empresa detalha que são cerca de 150 componentes aplicados, o que significa praticamente todos os rolamentos de um carro de Fórmula 1. Toda a tecnologia desenvolvida pela SKF nas pistas é transferida posteriormente para a indústria automotiva em geral.
A fornecedora de peças ainda ressalta que está “profundamente envolvida” no desenvolvimento do novo motor da Ferrari, V6 turbo, que será adotado a partir de 2014 para atender às novas regras da Formula 1. Para a SKF, o projeto tem como principais desafios atender às metas de confiabilidade, assim como a tendência de reduzir o número de componentes do carro e aumentar a eficiência no consumo de combustíveis.