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Sistema de injeção direta do VW Passat

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Conheça essa tecnologia aplicada em veículos de ponta, que permite a redução de consumo e emissões sem sacrificar o desempenho do carro. Cheio de componentes eletrônicos, é necessário muito conhecimento para realizar a manutenção deste sistema

 

Carolina Vilanova

Carolina Vilanova/ Divulgação

Não se pode dizer que a injeção direta de combustível é o futuro da injeção eletrônica porque o sistema já está entre nós, pelo menos nos carros importados. Também é chover no molhado dizer que o mecânico precisa se tornar cada vez mais mecatrônico para fazer a manutenção das supermáquinas equipadas com esse sistema. É a evolução da indústria automotiva, tão falada e já aplicada principalmente na Europa, que está chegando para tomar conta também do mercado nacional.

O princípio do sistema de injeção direta de gasolina é praticamente o mesmo dos motores diesel eletrônico, ou seja, muita pressão. “A injeção direta exige altas pressões na linha de combustível para que a combustão seja otimizada, o que se torna possível com a adoção de uma bomba de alta pressão, capaz de comprimir o combustível em até 120 bar”, explica Ricardo Felippe, instrutor técnico do Centro de Treinamento da Bosch, que é fabricante do sistema.

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Os benefícios da injeção direta são refletidos na redução de consumo de combustível em até 15% e de uma menor emissão de poluentes na atmosfera. Isso acontece porque o sistema permite otimizar o controle da mistura ar/combustível admitida pelo motor, melhorando ainda o seu desempenho.
Nessa matéria, fizemos um panorama do conceito, funcionamento e dos componentes do sistema FSI (Fuel Stratified Injection – em português: Injeção Estratificada de Combustível), que equipa os carros da Volkswagen e Audi, e mais precisamente nesse caso, o Passat.

Esse sistema, desenvolvido pela Bosch, é denominado MED Motronic 9.5.10 e tem os injetores posicionados no cabeçote, diretamente sobre os pistões, pulverizando o combustível em quantidades variadas, conforme a necessidade do motor. Este injetor tem o mesmo princípio de funcionamento dos sistemas de injeção indireta, porém com modificações em sua estrutura física para suportar as altas pressões e temperaturas de trabalho.

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De acordo com a fabricante, a injeção de combustível é processada em sincronismo com o funcionamento do pistão, otimizando a admissão de ar por meio de uma borboleta secundária, que varia a condição de entrada de ar no motor de acordo com a necessidade indicada pelo condutor do motorista. A pressão acumulada na galeria de combustível também é controlada pela unidade de comando que, por meio de uma válvula reguladora localizada na bomba de alta pressão, garante sempre a pressão adequada de trabalho.

O sistema de injeção direta do Passat possui modos de funcionamento diferentes, os principais são conhecidos como injeção estratificada e homogênea. Estes diferentes modos são utilizados pelo sistema de acordo com a necessidade imposta pelo condutor, de acordo com os parâmetros de rotação e carga do veículo.

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No caso da injeção estratificada, o regime de trabalho do sistema é baseado em uma mistura pobre, onde a admissão do ar ocorre com a borboleta secundaria acionada, restringindo a entrada de ar, gerando um efeito Venturi, ou seja, uma aceleração da entrada de ar na câmara. A injeção ocorre apenas no final do tempo de compressão, em pequeno volume, garantindo ao sistema máximo desempenho com o mínimo consumo.

No caso da injeção homogênea, o regime de trabalho do sistema utiliza a borboleta secundaria desativada, a que consiste em uma admissão convencional do ar. A injeção ocorre desde o início do tempo de admissão em volume que varia também de acordo com a rotação e carga imposta pelo condutor.

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Componentes

1) Unidade de comando eletrônica (UCE): a MED Motronic 9.5.10 incorpora um software para controle e diagnose. O sistema faz a leitura de diversos sensores distribuidos pelo motor, analisa as informações e envia os comandos para os atuadores. Tudo em milésimos de segundos.

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2) Módulo de combustível: conjunto da bomba de combustível HPD2, filtro, pré-filtro, regulador de pressão, sensor de nível e unidade de comando, que faz o conjunto funcionar.

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3) Unidade de comando eletrônica (UCE) da bomba de combustível: localizada junto ao próprio modulo da bomba de combustível. Essa unidade troca informações com a unidade de comando central, fazendo o controle da vazão e pressão da bomba através da leitura dos sinais PWM (Pulse Width Modulation – modulação da largura do pulso). Isso regula a pressão no circuito de baixa pressão de 0,5 até 5 bar, aumentando para 6 bars em partidas a frio e a quente, para esta medição é utilizado um sensor de baixa pressão localizado próximo ao motor antes da bomba de alta pressão.

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4) Sonda lambda de banda larga LSU: Possui a mesma função das sondas lambdas convencionais, ou seja, envia sinais de quantidade de oxigênio para a unidade de comando. Realiza estas medições desde a mistura ideal, também conhecida como lambda l =1, até misturas bastante pobres, que podem variar o fator de 1,5 a 3. Tem como diferenciais a medição mais rápida das variações de nível de oxigênio, conta com resistor calibrado e o elemento sensor planar de dióxido de zircônio com célula dupla e aquecedor integrado, que garantem a medição de mistura rica, pobre e bastante pobre. Tem como característica física cinco fios de um lado e seis do outro.

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5) Sonda lambda planar: é a segunda sonda lambda localizada depois do catalisador, tem a função de avaliar/supervisionar o funcionamento do catalisador.

6) Bomba de alta pressão HDP2: Responsável pela geração de alta pressão, localizada em um alojamento específico, com um came de acionamento dedicado, próximo ao cabeçote do motor.

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7) Sensor de alta pressão: Quando o sistema está com baixa pressão de combustível, a membrana de aço do sensor é levemente deformada. Alta resistência elétrica = tensão do sinal baixa. Quando o sistema está com alta pressão de combustível, a membrana de aço do sensor é fortemente deformada. Baixa resistência elétrica = tensão do sinal alta.

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8) Sensor de baixa pressão: Nas versões iniciais do sistema de injeção direta este sensor estava localizado junto à tubulação de alimentação de combustível, entre a bomba de baixa pressão e a bomba de alta pressão. Nos sistemas modernos, este componente foi substituído por uma atuação eletrônica da UCE, que utiliza outros parâmetros para realizar o cálculo de qual é o regime de trabalho correto da bomba de baixa pressão controlando a pressão que pode variar entre 3 e máximo de 6 bar.

9) Corpo de borboleta: Este sistema conta com dois corpos de borboleta: o principal, que está localizado depois da entrada de ar antes da galeria, e o secundário, que é dividido em um por cilindro e faz o direcionamento do ar, aumentando sua velocidade de entrada e proporcionando o turbilhamento.

 

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10) Bobina de ignição: Do tipo integrada, fica localizada em cima da vela e dispensa o uso de cabos, sendo disposta uma por cada cilindro.

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11) Galeria de combustível: Tubulação de metal que abriga os sensores de pressão, a válvula limitadora, a bomba de pressão e as válvulas injetoras. Faz a distribuição do combustível de acordo com o necessário, a partir daí a pressão aumenta até 120 bar e vai para a válvula injetora para fazer a combustão.

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12) Válvula limitadora de pressão: Com funcionamento mecânico, o componente fica alojado na galeria para limitar a pressão caso exceda os 120 bar, fazendo a função de uma válvula de segurança.

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13) Sensor MAP: Faz a leitura da pressão de ar no coletor de admissão.

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14) Sensor de pressão MAP no servo-freio: Faz com que o corpo de borboleta mude de posição quando o carro está parado para ter freio.

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15) Válvula de injeção: Funciona com pulso, faz a injeção de combustível direto na câmara de combustão. Na retirada, o anel de vedação da câmara de combustão precisa ser trocado.

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Obs: Essa válvula pode ser reparada, para isso a Bosch oferece um kit, composto pelos anéis que precisam ser substituídos. O anel superior e o disco de apoio devem ser analisados para ser remontados. Não é permitido inverter a posição do disco.

Obs: Para fazer o reparo da válvula, utilize as seguintes ferramentas:

– Ferramenta especial com ranhura para extrair a válvula:

Opção A: 986 616 100
Opção B: 0 986 616 101

– Ferramenta para colocar o anel
Capa cônica
Ferramenta para montar e calibrar

 

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Testes com o scanner

1) Faça a conexão do adaptador do scanner e selecione a marca e modelo do carro, então tecle na opção “gerenciamento de motor” que o sistema vai indicar o modelo da injeção, que no nosso caso MED Motronic 9.5.10. (1A)

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2) Em seguida, o técnico pode selecionar as funções desejadas: identificação – número de unidade de comando, memória de erros, apagar os erros e valores reais (leitura de sensores e atuadores).

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3) Faça a seleção de valores reais para fazer a leitura das funções, com o motor desligado e ligado.

-Tempo de injeção
-Modo operacional de formação da mistura
-Pressão de trabalho
– Mistura homogênea e mistura pobre

 

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Teste com o osciloscópio

1) Para medir sinais de alta frequência da válvula de injeção, válvula reguladora de pressão e outros sensores, use um osciloscópio. Vamos fazer a simulação da medição do sinal de alimentação da válvula reguladora de pressão, cuja escala de tempo é em milisegundos e a escala de tensão em Volts. Conecte as garras do aparelho na bateria e a ponta de prova positiva no chicote da válvula e o negativo à massa.

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41 comentários em “Sistema de injeção direta do VW Passat

  1. Boa noite, tenho passat b6, fsi, estou com problema no módulo de estacionamento, alguém sabe onde ele.fica localizado no carro?

  2. Olá meu passat esta vazando combustível somente quando o carro esta frio depois para ta vazando muito e o mecânico ja trocou kit de bico mas msm ta vazando se me ajudar agradeço

  3. boa noite, tenho passat 2006 fsi 2.0, o carro pega bem porem assim que esquenta morre, mesmo em velocidade, dando partida torna a pegar e torna amores alguns kilometrod a frente, ja troquei rele da bomba, bomba auxiliar, continua dando erro do relé da bomba. alguem pode me ajudar??????

  4. Boa noite marcelo tenho passat fsi 2.0 2006 estabnormal na marcha lenta quando engreno D falha muito estourando nao anda, ja na marcha re nao estoura nen falha grato tenha uma boa noite.

  5. Boa noite pessoal tô com problema no Passat alemão,2012 2.0 turbo…

    Esse carro está parado quase dois anos,veio de outra oficina mecânica com motor todo desmontado daí veio pra oficina com cabeçote condenado e as partes do motor… Moramos esse motor e o problema é que ele vem pulso nos bicos mais não vem pulso na bobina…
    Alguém já pegou alguma coisa parecida

  6. Olá, estou negociando um Passat 99 V6, o carro está muito bem cuidado, porém, o dono disse eu trocou o seu câmbio e precisa configurar o módulo do câmbio… alguém pode me orientar, obrigado.

  7. Bom dia. Tenho uma audi a3 sportback 2007 2.0 fsi 200cv pois bem quando acelera firme ela tem cortado com 4000 rpm. Já foi trocado bomba da alta, Tucho da bomba de alta, bomba da baixa, e sensor de baixa pressão e não resolveu. Porém essa semana desliguei esse sensor de baixa pressão e ela andou normal sem corte algum. Oq fazer ? Alguém pode me ajuda.

  8. Boa tarde. Tenho um problema já a um tempo no passat 2007 2.0 turbo. Pega o código 01314 módulo do motor defeito não plausivel.o que seria? O carro entrou em proteção e só anda de terceira marcha. Já foi trocada a alavanca de marcha. Podem me ajudar? Orientar um caminho para a solução.

  9. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.

  10. Tenho um passat 2007 fsi
    Sai para viaja e o carro perdeu a força do nada nao passado de 2000 rotrotacao e se tentar ele morre
    Passei o scaner e ele acuza p 2146 e p 2149
    Falha da sonda lambida
    E agora o carro nao quer pegar

  11. Olá! meu Passat 2006 2.0 FSI deu esses problemas citados acima, não desenvolvia, sem força, rotação não subia… o problema se resolveu trocando o módulo da bomba de combustível. Coloquei uma do Audi A4 e resolveu.
    espero ter ajudado.

    Peça fica embaixo do banco conectado a bomba. cod: 3c0 906 093 c ou 1k0 906 093g funciona perfeitamente também.

  12. Tenho um passat alemão v6 2008. O motor perde força e não consegue fazer sudidas. Ja trocaram os sesores e valvula de pressão de combustivel , mas não resolveu. Sou de São Paulo . Preciso de ajuda.

  13. Tenho um passat alemão v6 2008. O motor perde força e não consegue fazer sudidas. Ja trocaram os sesores e valvula de pressão de combustivel , mas não resolveu. Sou de São Paulo . Preciso de ajuda.

  14. Ola tenho um passat 3.2 v6 2008 fsi
    a um tempo o carro deixou de fazer o que sempre fazia que era aquecer o motor logo na primeira partid, tipo de um afogador automático.
    alguma sugestão do que possa ser????

  15. Boa tarde meu Passat 2006 fsi de manhã ele pega e fica dando umas falhadas e não passa de 3 mil giros quando ele esquenta e desligo e dou a partida novamente ele volta ao normal depois pega sempre normal só a primeira partida de manhã q acontece alguém poderia me informar o que pode ser. Obrigado

  16. Ola Ramón. Não, o motor AP não aceita injeção direta.
    Estamos a disposição!

  17. Boa tarde ! Eu tenho um Voyage 1995 com motor ap 2.0 carburado de Santana com câmbio PS e queria saber é possível colocar a I.D.(injeção direta) nele para deixa-lo mais atual em em questão de tecnologia e performasse do carro.

  18. Amigos, estou com um problema no Passat 2.0 turbo fsi, o carro depois que roda bastante desliga do nada e só funciona novamente depois de um tempo, já foram trocados vários componentes, bomba de baixa pressão, módulo de combustível, mas não resolveu, no scanner não aparece nada e a luz da injeção do carro não acende .

  19. Boa tarde! Eu tenho um passat alemão 95 2.0. Estou com problemas de achar os bicos, vcs por um acaso, sabem me dizer se tem bico de outro carro que eu possa substituir pelo meu e qual?

  20. Boa tarde… Primeiro parabens pelo site, é otimo, direto e esclarecedor.
    Gostaria de uma opiniao profissional quanto a compra de um Passat Variant FSI turbo 2008.
    O carro esta com 170 mil km e é todo original, pega de primeira, sem falhas no funcionamento ou luzes de injeçao, motor redondinho e sem vazamentos, cambio tiptronic fazendo as trocas perfeitas, sem trancos ou barulhos estranhos, enfim, o carro é muito bem cuidado, porem estou com receio quanto a alta quilometragem. Teria algum item que preciso avaliar com mais cuidado, e principalmente, voce indicaria a compra de um carro com km tao alto? Nao conheço nada desse motor e tem muito pouca coisa sobre ele na internet

  21. Boa noite amigo, gostaria de saber quantos bar e a bomba que fica dentro do tanque do passat tsi ?

  22. Boa noite! Estou precisando de uma força, estou com Audi com motor 2.0 injeção direta, estou tentando identificar o defeito no qual o cilindro número 2 está molhando vela a cada 100 km, este motor já foi feito as trocas dos anéis e retifica no cabeçote. Gostaria de saber se este cilindro pode estar com o bico injetor com falha? Ou se alguém tem alguma dica que possa me ajudar a resolver esse assunto. Fico muito grato pela sua ajuda.

  23. Tudo a ver. Vazamento no sistema que está descarregando a alta pressão. Provavelmente, o regulador de pressão. Para ligar, demora até a pressão atingir o valor adequado. Bomba usada pode usar sim, mas cuidado. Pode estar desgastada e durar pouco.

  24. Bom dia…

    Na ultima vez que passei o escaner apresentou uma falha de pressão de combustivel, só que esse erro niguem consegue apagar.

    Já me falar que pode ser a valvula de pressão que fica no motor e não a bomba de combustivel, infelizmente essa bomba custa um valor de R$2.000,00 não teria outra forma de arrumar isso ou colocar usado ?

    O mais estranho que quando não tinha o problema erá só colcar a chave ele pegava direto hoje ele demora um pouco para pegar tem algo haver com a bomba de pressão ?

  25. Tenho um passat v6 ano 2008 me falaram que esse motor não aceita gnv . Pois é injeção direta,se colocar ao cortar os bico os mesmo derrete com o calor. Preciso se alguém possui com gnv ou se tem algum lugar que instala. Motor v6 fsi 250 cavalos.

  26. Boa tarde
    Tenho um passat ano 2006/2007 2.0 FSI. e tô com problema o carro não desenvolve velocidade, ele chega ate 5 mil giros isso pode ser a bomba de pressão ??? No mostrador aparece “EPC” e diz que esta com problema na valvula de pressão, ja troquei as bobinas e o problema continua. Pelos comentarios acima o problema parece ser bem parecidos, oq pode ser ??

    Obrigado pela ajuda.

  27. tenho um passat ano 2006 2.0 FSI. e to com problema o carro não desenvolve velocidade, ele chega ate 5 mil giros isso pode ser a bomba de pressão ??? ja troquei velas, bobinas,, ja fiz limpeza de bicos e bomba de combustivel esta funcionando normal

  28. tenho um passat ano 2006 2.0 FSI. e to com problema o carro não desenvolve velocidade, ele chega ate 5 mil giros isso pode ser a bomba de pressão ??? ja troquei velas, bobinas,, ja fiz limpesa de bicos e bomma de combustivel esta funcionando normal

  29. boa tarde, otima postagem, tenho um passat 2006 fsi, o mesmo c encontra sem potencia, ja troquei, bomba de alta pressao, regulador de alta, e agora o mecanico trocou o refil bomba q vai no tanque e o carro continua sem potencia.
    gostaria q vcs pudessem m ajudar.
    grato.

  30. boa noite,preciso fazer teste e limpeza nos bicos injetores do meu passat 2006 fsi injeçao direta so que o mecanico que esta consertando meu passat nao consegue fazer os testes nos bicos pois a pressao do aparelho dele e de ate 7bar e pelo que ele andou falando tem que ter equipamento de tenha ate 300bar,entao pergunto vc tem algum lugar que possa me indicar?

  31. tenho um passat 2.0 fsi aspirado 2006 (ano e modelo) o carro apresentou falha, e perdeu força, parecendo que estava funcionando com 2cilindros. Levei a um mecânico e o mesmo disse que era módulo de injeção. Tiramos e levei a lugar específico da qual foi feito uma reprogramação. O carro andou perfeitamente por 6 dias e parou novamente apresentando o mesmo problema. No scanner acusa problema na trilha do combustível. E não consigo mais fazer o carro andar. Gostaria que me ajudassem com esse problema.

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