A Sinotruk apresentou o plano de investimentos para a unidade fabril que será construída em Lages, Santa Catarina. O evento contou com a presença da diretoria da emprea e autoridades locais. De acordo com Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil, a produção inicial será de 5 mil caminhões por ano, chegando a 8 mil um ano depois em um único turno de produção.
A fábrica iniciará suas atividades com montagem em KD (Knock Down), e terá instalação de 1 milhão de metros quadrados, além de outra área de 1,2 milhões de metros quadrados dentro do complexo industrial destinado aos fornecedores da Sinotruk. De janeiro de 2013 a junho de 2014 estão previstas obras de construção civil, compra e instalação de maquinários para atender a primeira fase do projeto.
Com base na produção de até 8 mil caminhões por ano em um único turno, a Sinotruk prevê gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores já na primeira etapa do projeto. “A demanda de novas vagas depende do mercado, por isso esse número pode crescer de forma significativa”, conta o diretor.
Os investimentos diretos previstos para a primeira etapa do projeto serão superiores a R$ 300 milhões, podendo chegar a R$ 1 bilhão em médio prazo por conta de investimentos necessários para o desenvolvimento de tecnologia, gestão, distribuição e comercialização.