O Sindirepa-SP, juntamente com outras entidades, e o governo do Estado de São Paulo assinaram um protocolo de intenções e termos de cooperação através do Banco do Povo Paulista para estimular o empreendedorismo no estado. De acordo com o sindicato dos reparadores automotivos, o acordo com o governo proporcionará aos associados da entidade concessão de crédito ágil e barato no Banco do Povo Paulista, dentro dos parâmetros estipulados pelo Conselho de Orientação que administra o fundo de crédito popular em São Paulo.
Segundo o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, o acordo atende às necessidades de crédito das oficinas automotivas, contribuindo para o desenvolvimento dos estabelecimentos que não encontram condições favoráveis de linha de crédito no sistema financeiro. “Além disso, o próprio custo desses financiamentos inviabiliza a operação”, considera Fiola.
O sindicato afirma, ainda, que conseguir crédito tem sido um obstáculo para as oficinas, que não conseguem fazer os investimentos necessários em equipamentos, capacitação de mão de obra e melhorias nas instalações, e que o convênio com o Banco do Povo Paulista vem preencher essa lacuna. A entidade deverá contar com um atendente treinado que será responsável pelas informações do programa a ser desenvolvido e orientará as empresas associadas.