O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) participará pela quarta vez consecutiva da Automechanika Buenos Aires, de 12 a 15 de novembro. A coordenação da participação brasileira cabe ao programa Brasil Auto Parts, parceria entre o Sindipeças e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção comercial dos produtos da indústria brasileira de autopeças.
A importância da feira de Buenos Aires para o setor se deve ao fato de que a idade média da frota circulante na América do Sul é de aproximadamente 15 anos, faixa de idade interessante para o segmento da reposição, que responde por 15% das vendas totais do setor. Além disso, o País é signatário de acordos de complementação econômica com todos os países sul-americanos, com preferências tarifárias de 100% na maioria deles. As seis empresas que integrarão o estande coletivo do Sindipeças são Chiptronic, Metalpó, Facobras, G Busch, Mecar e Urba-Brosol.
A Argentina continua sendo o principal destino das exportações brasileiras de autopeças. No acumulado de janeiro a setembro (últimos dados consolidados), aquele país absorveu 33,55%, ou US$ 2,1 bilhões, do total das exportações brasileiras de autopeças. Veja outros indicadores no Relatório da Balança Comercial de Autopeças.