Sindicato quer apoio para coleta de pneus

O SINDICOV – DF (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal) diz ser necessário o apoio do governo local e de empresários para que se crie uma estrutura no Distrito Federal, em Brasília, capaz de coletar e destinar pneus inservíveis para a reciclagem.

No ano passado, o setor de pneumáticos vendeu 27,2 milhões de pneus novos, que representa um aumento de 1,23% em relação à 2005. Segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), a produção desses produtos também registrou um crescimento de 2,2%, atingindo a marca de 54,5 milhões de unidades.

“Esses pneus precisam ser distribuídos às entidades ou empresas, que estejam preparadas para processá-los e promover a reciclagem desse material. Mas esse processo precisa contar com a parceria dos governos locais de cada Estado para que seja implantado de forma eficiente e dinâmica”, disse Edson Maia, diretor do SINCODIV/DF.

Atualmente, já existem algumas iniciativas desenvolvidas pelos fabricantes de pneus para a coleta e destinação desses produtos, como por exemplo o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Anip. Por meio da iniciativa a indústria desse segmento destinou cerca de 129 milhões de pneus para a reciclagem. Nos últimos dois anos, o número de Ecopontos, responsáveis pelo processo de reciclagem, passou de 85 para 220 unidades.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php