Sinal de problema

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Saber interpretar as luzes no painel dos carros ajuda a agilizar o laudo do defeito e auxilia o proprietário a tomar a decisão correta em casos de emergência

Victor Marcondes

Arquivo / Divulgação

 

Uma viagem tranquila de carro com a família e tudo vai muito bem até que, repentinamente, uma luz acende no painel indicando que algo não está certo. Bastante frustrado, o motorista para no acostamento e fica em dúvida sobre o que fazer. Continuar trafegando ou procurar pelo profissional capacitado mais próximo?

 

A segunda opção, com certeza, é a mais recomendada. Mas o condutor também deve saber interpretar os sinais disponíveis. Conhecê-los ajuda a evitar acidentes e a diminuir a gravidade do prejuízo. “As luzes do painel tem a função de alertar sobre algum defeito. Ler o manual do proprietário é muito importante, pois ajuda a tomar a decisão correta quando alguma acende”, explica Melsi Maran, Instrutor do curso de Mecânica Automobilística do SENAI-Ipiranga.

 

Na oficina, o reparador que recebe um veículo com os ícones acesos deve utilizá-los como orientação para iniciar a avaliação do problema. “O sinal é só um indício de que há uma anomalia no sistema. O profissional deve fazer a correta verificação com a ajuda de um scanner para facilitar a solução do problema.”

 

Com o aperfeiçoamento tecnológico, os modelos atuais evoluíram e até mesmo os básicos, hoje, oferecem muito mais dados no painel que outros antigos. De acordo com Melsi, “todos os veículos nacionais devem obrigatoriamente sair de fábrica com no mínimo quatro luzes sinalizadoras”.

 

São elas: lâmpada indicadora de carga, simbolizada por uma bateria, lâmpada de pressão de óleo, representada por uma almotolia de óleo, indicador de temperatura, identificado por um termômetro ou um relógio indicador analógico ou digital e, por último, luz indicadora de freio de estacionamento.

 

Na maioria dos automóveis, as luzes podem ser divididas em dois grupos. “Normalmente, as lâmpadas de cor vermelha indicam situações críticas que necessitam de reparo imediato e as de cor amarela, em geral, advertem sobre algum possível defeito que pode se agravar ao longo do tempo se não for solucionado em breve”, diz Melsi.

 

técnico explica que durante a partida todas as luzes do veículo devem acender por alguns segundos e apagar em seguida. Este é o momento em que é feita a checagem das lâmpadas e de todos os sistemas representados. Caso um dos símbolos continue aceso após a verificação significa que pode haver algum problema com o respectivo sistema. Se alguma lâmpada não acender durante a partida ela precisa ser verificada.
A seguir veja o significado de algumas das principais luzes do painel de vários carros fabricados no Brasil e os possíveis defeitos que podem apresentar quando começam a sinalizá-los. Nesta matéria utilizamos como exemplos os painéis dos modelos Ford Fusion e Ecosport, Fiat Idea e Linea, Peugeot Hoggar e Kia Soul. A reportagem também contou com o auxílio e informações técnicas de Fernando Landulfo, instrutor do SENAI Vila Leopoldina, Julio César e Reginaldo Igaz, instrutores do SENAI Ipiranga.

 

Luz indicadora da carga da bateria e funcionamento do alternador
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Está diretamente ligada ao funcionamento da bateria, alternador, sua correia e circuito de carga. Deve acender forte e estável com a ignição ligada e apagar completamente quando o motor entrar em funcionamento. Nessas condições, indica que a bateria se encontra carregada e sendo carregada pelo alternador. No entanto, não fornece qualquer informação quanto ao desempenho do alternador, que obedece uma curva característica, que só pode ser verificada com a utilização de instrumentos específicos (voltímetro, amperímetro e década resistiva). O acendimento forte e estável, durante o funcionamento do motor, indica que a bateria não está sendo carregada. No entanto, existem algumas situações especiais, onde essa luz pode auxiliar na execução de um pré-diagnóstico, como por exemplo:

 

a) Luz piscando fraca com o motor em marcha lenta: possível falha na ponte retificadora do alternador, que não carrega adequadamente a bateria, em baixas rotações.

 

b) Luz completamente apagada estando a chave de ignição ligada: possível falta de excitação do alternador.

 

Alguns modelos mais sofisticados possuem em seus painéis instrumentos (amperímetro e voltímetro) que complementam essa luz indicadora.

Luz de airbag do motorista e/ou passageiro

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Monitora o funcionamento do airbag. Seu acendimento após o período de verificação pode indicar um defeito no sistema ou deflagração das bolsas.

Luz EPC (Engine Power Control)

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Monitora o funcionamento do acelerador eletrônico que equipa os motores VW EA 111. Seu acendimento indica um possível mal funcionamento nos controles elétricos do pedal do acelerador. Quando acende, pode ser que existam problemas com o interruptor do pedal do freio, interruptor do pedal da embreagem, freios, lâmpada de freio, breaklight, cabos elétricos, chicote elétrico, carga de bateria e corpo de borboleta carbonizado ou com defeito no interior. “Como o acelerador se trata de um atuador, a luz acende quando ele não responde à unidade de comando da forma esperada pelo programa de funcionamento”, explica Landulfo.

 

Obs: Caso a bateria perca carga, a luz EPC também pode acender.

 

Lâmpada indicadora de alta temperatura do líquido de arrefecimento

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Indica o superaquecimento do motor ou sua iminência. Pode ser gerado por um real aumento excessivo de temperatura (falta de líquido de arrefecimento, vazamentos falhas em eletroventiladores, relês e fusíveis) ou problemas em sensores, e/ou fiação elétrica. Em muitos modelos, é substituída ou complementada por um indicador analógico ou digital.

 

Lâmpada de antifurto ou sistema imobilizador

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Indica mau funcionamento no sistema imobilizador, possivelmente provocado por defeitos no chip da chave, na bobina do comutador de ignição, na unidade do imobilizador, no módulo de injeção ou nos cabos elétricos. “O SW de autodiagnóstico do sistema detecta uma falha que se encontra presente. Pode também indicar que o sistema está operando em modo de emergência, por conta de baixa tensão da bateria, ou mesmo uma pane total”, afirma Landulfo.

 

Luz indicadora de pressão de óleo do motor

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Quando acende durante o funcionamento do motor, indica que a pressão do lubrificante encontra-se abaixo do mínimo necessário. No entanto o acendimento também pode ser provocado por uma falha no sensor que a comanda ou da sua fiação elétrica. Nesse caso, uma verificação da pressão, com um manômetro de precisão, deve ser feita. Quedas da pressão de lubrificação podem ser geradas por pane da bomba ou da válvula de alívio do sistema, folgas excessivas nos mancais, lubrificante inadequado, ou motor superaquecido. Muitos modelos possuem em seus painéis de instrumentos indicadores de pressão que complementam a luz de advertência.

 

Luz de anomalia da direção elétrica

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Indica a presença de falhas no sistema geradas por conta de baixa tensão da bateria, falha de sensor e até mesmo do servo motor. A consequência de um problema deste nível pode ser o enrijecimento da direção do carro.

 

Luz de anomalia do câmbio automático

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Indica a presença de falhas no sistema. A causa mais comum para o acendimento da advertência é o aparecimento de defeito nos seguintes componentes: sensor da alavanca seletora, sensor de velocidade e eletroválvulas. Superaquecimento do fluido hidráulico do câmbio ou do motor também podem provocar o acendimento da lâmpada. Nesse caso, a transmissão, via de regra, entra em estado de emergência, travando em uma única marcha, forçando a imobilização do veículo.

 

Luzes ABS e ESP

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Indica a presença de falhas nos sistemas. A causa mais comum para o acendimento da advertência é o aparecimento de defeito nos seguintes componentes: sensor de velocidade, unidade hidráulica e unidade de comando. Neste caso, os sistemas deixam de operar, deixando o veículo com freios convencionais.

 

Lâmpada de iluminação do painel controlada

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Item importante para que o nível de intensidade da luz do painel seja reduzido em estradas escuras. “A recomendação tem no manual do proprietário, mas ninguém lê. O controle de luminosidade tem como finalidade diminuir a intensidade, para que a luz não interfira na visão noturna, garantindo que o motorista enxergue longas distâncias com mais nitidez e segurança”, diz Melsi.

 

Luz indicadora de mal funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico do motor (injeção / ignição):

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Acende com a chave de ignição ligada, devendo apagar alguns segundos após o motor entrar em funcionamento. Se acender durante o funcionamento do motor, indica que as rotinas de auto diagnóstico do sistema detectaram uma falha, que a mesma se encontra presente e que um código numérico foi armazenado em uma memória específica da unidade de comando. Alguns sistemas permitem a leitura dessa memória, através das piscadas sequenciais dessa lâmpada.

 

Luz indicadora do baixo nível de fluido de freio

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Acende quando o nível de fluido de freio no reservatório do cilindro mestre atinge um valor mínimo de segurança.

 

Luz indicadora de freio de estacionamento acionado

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Acende quando o freio de estacionamento é acionado. Em alguns veículos é compartilhada com a luz indicadora de baixo nível de fluido de freio.

 

Entender o que cada sinal disponível no painel significa contribui para o prolongamento da vida útil dos componentes e do próprio veículo. Recomende ao seu cliente que sempre leia o manual do proprietário. Certamente isso vai solucionar muitas dúvidas dele e, consequentemente, aumentar a confiança no seu serviço.

 


Colaboração técnica: SENAI – Ipiranga

52 comentários em “Sinal de problema

  1. Olá boa noite . Tenho um astra ano 2000 ele tem alarme e trava pósitron não e o original quando estou dirigindo de vez em quando a direção dele fica pesada aí tenho que para o carro e mexer no controle do alarme até ele desparar depois desligo a chave e ligo o carro aí a direção volto ao normal pode me ajudar nesse problema

  2. OLÁ QUANDO LIGO O CARRO AS LUZES ACENDEM NORMALMENTE MAIS AS AMARELAS APAGARM PARCIALMENTE FICA BEM FRAQUINHAS SÓ APAGAM TOTALMENTE DEPOIS DE UM TEMPO DO CARRO DESLIGADO O QUE PODERIA SER?

  3. Boa tarde! tenho um Fox 2014, que aparece uma mensagem de manutenção imediata, não aparece nada da sigla EPC como muitos citam, somente manutenção imediata, o que pode ser ?

  4. Boa tarde, tenho um punto blackmotion dualogic e as vezes nao é sempre a luz de desenho do cambio acende e apaga rapidamente, ja levei na oficina e trocaram a embreagem o q pode ser?

  5. Meu veículo ágile 2009 1.4 está aparecendo a letra F no painel e quando está letra aparece ele fica fraco e não sai do lugar, gostaria de uma ajuda Obg

  6. Ola Sandys. Se a km do motor for elevada: folgas internas, ou seja, motor desgastado. Se não tiver km elevada, lubrificante errado ou de baixa qualidade.
    Estamos a disposição!

  7. Tenho uma duster , as luzes do painel não ascendem. A noite não enxergo nem a velocidade que estou, faz um mês que estou com o carro, me sentindo chateada.

  8. Eu tenho um Cobalt ltz 1.4, o mesmo ocorre.
    Acabei de pegar ele, o nível do óleo está OK e foi recém trocado na concessionária. O que pode ser?

  9. Meu ford mondeo acendeu o painel e esta escrito transmissao avariada e o carro nao desenvolve o que sera.

  10. Boa noite (mocambique) tenho um toyota passo acendeu o piloto de bateria no painel mas quando tiro o borno o carro nao para de funcionar todoa fusiveis estao bons n sei o que fasr.

  11. Alguém me ajuda por favor!!

    Tenho um Pálio atractive 2014, a luz da bateria e do oleo fica acesa forte, quando ligo o motor e continua ligada quando o carro está em funcionamento, porém bem fraquinha fraca.
    Quando desligo o carro ela continua acesa e depois de alguns segundos apaga.

  12. livina 1.8 SL flex automático 2010/2011. O motor “apaga” imedatamente em plena via. O curioso é que, da mesma forma com que parou, ele volta a funcionar assim que aciono a partida e evolue normalmente até a próxima pane, o que acontece entre 200 a 300 quilomêtros depois. Face ao perigo real de grave acidente, procuro ajuda!

  13. Boa noite me chamo raí tenho um simbol 11/12
    Derrapante uma luz da ingnação o manual dis
    Que pode seresultar o controle de poluentes como ter certeza

  14. Eu tenho um Subaru Forester de caixa automática. O carro está a fazer uma barulho muito estranho como se tivesse duas peças a bater quando, com o carro engatado, carrego no travão. Nada acontece em andamento. Só quando estou parado e carrego no travão. Se alguém me puder ajudar, muito agradeço.

  15. É preciso examinar com cuidado. Primeiro: escanear o veículo para saber o que está fazendo com que as luzes de advertência estejam acesas. Somente depois tentar averiguar as razões que levaram às falhas.

  16. bom dia pesoaltenhosanderoeleestacoma luz da temperatura a ceza e do sistema de injeção aceso e não apagajá colocaro escaner e não apaga o que devo fazer

  17. Tenho uma van ducato 2014/2015, que estava locada para empresa. Acontece que ao termino do contrato a luz do airg bag ascendeu pois ocasiou a queima da central. A luz do ABS tambem esta acesa o que resultou na queima do sensor e o articulador da cx de direcao tambem foi constatado com problemas. Como a van e nova, o que poderia ter ocasionado esses defeitos? . Seria uma questao de mau uso, pois o contrato determina que o mau uso e de responsabilidade da locataria. Me ajudem, por favor, pois eles nao querem arcar com essas despesas.Se possivel me enviar resposta o mais urgente possivel. Agradeco a atencao.

  18. Boa tarde a todos !gente tenho um Pegeot 206 1.6 16 válvulas 2002/2003 ele esta acendendo todas as luzes do painel e a luz stop fica piscando só em abrir a portado carro sem ligar ele …..alguem poderia me ajudar …..já fui em vários mecânicos e não descobrem ….no scaneer não aparece nada.

  19. Meu gol g3 01 acende a luz de óleo e bateria e não pega. Aí uns 20 minutos depois pega. Mas nenhum mecânico até hj solucionou o problema. Faz o barulho da bomba, acende e apaga as luzes no painel, mas a de óleo e bateria ficam acesas. O que pode ser?

  20. Sadi, sem uma imagem dessa luz é impossível que possamos dar uma opinião abalizada. Um abraço.

  21. Bom dia
    Tenho uma dúvida, eu tenho um PEUGEOT, 306 SW, 1999/2000, 1.8, 16v. E as vezes no painel dele acende uma luz amarela que tem como simbolo estilo uma estrela cinco pontas bem no canto esquerdo embaixo do velocimetro. As vezes ela acende, e depois apaga com o carro em movimento. Eu gostaria de saber do que se trata. Se for possivel uma resposta eu agradeço, pode responder pelo e-mail que coloquei que pra mim é melhor. Obrigado pela ajuda, fico no aguardo.

  22. José, não conseguimos compreender o que está acontecendo. Poderia explicar melhor? Um abraço.

  23. Edson, não conseguimos identificar apenas pela descrição. Seria necessário uma imagem desse símbolo. Um abraço.

  24. André, pela sua descrição, trata-se de modulo de injeção não alimentado ou queimado. Um abraço.

  25. Rodrigo, pela sua descrição, é uma falha de eletrônica embarcada geral. Esse carro precisa ser escaneado. Impossível saber o que aconteceu sem uma leitura de scanner. Um abraço.

  26. Gilvanio, qual é a especificação do óleo usado? É exatamente o recomendado pela VW para este modelo e ano? Se for diferente do recomendado, essa pode ser a causa. Outras causas possíveis: bomba de óleo gasta, motor com folga. Um abraço.

  27. Pessoal, peço ajuda aos amigos.
    Tenho uma S-10 213/2014 2.4 flex CD, está apresentando as seguintes mensagens no painel:
    Falha no sensor de air bag / sistema de alarme anti furto
    As vezes acende o ícone do air bag, mas em todas as vezes quando vai dar o problema, da um bipe aparece as msg de falha e os comandos do painel(velocímetro, temperatura, combustível) paralisam e depois caem e retoma no mesmo instante.
    Noto que quando faço uma curva fechada mais rápido (tipo praça) ele aciona mais fácil.
    Já troquei a bateria, a chave canivete esta sem a função da mola, mas já testei com a chave reserva e acontece a msm coisa.
    Espero ajuda, pq na minha cidade é carente de mecânicos.
    Desde já agradeço.
    Abraço.

  28. Tenho um gol G4 básico e ao dar partida as luzes da ignição e do EPC simplesmente não ascendem e o carro não pega mais. O que pode ser?

  29. Boa tarde.
    Tenho uma Van Iveco daily 3510 ano 2001 e não tenho o manual de propriedade (manutenção), e no painel lado direito no alto apareceu um simbolo que não consegui identificar . é um circulo e em seu interior aparece um y, com um alongamento pra fora do circulo terminando em um linha perpendicular. abaixo deste desenho aparece uma linha parecida com oscilação. Se puder me ajudar fico grato

  30. Boa tarde… A luz de óleo acende na lenta (baixa rotação) após uns 20 minutos de rodagem. Já foram trocados o interruptor e sensor, a bomba de óleo, bomba de água, correias, foi feita limpeza do cárter e pescador. Medida a pressão e está um pouco abaixo do normal. Algumas mecânicas falaram que pode ser cabeçote, será?

  31. TENHO SANDERO 2010 E A LUZ DO ARREFECIMENTO, CONFORME MANUAL TEM QUE ESTAR COM 4 TRAÇOS ACIMA DO MARCADOR DO PAINEL, COM CARRO FRIO BATO NA PARTIDA E ELES APAGAM.

  32. Boa tarde colega eu estou com um problema eu troquei o painel de instrumentos do meu fox 2006 porque ele não tinha marcador de temperatura aí coloquei com marcador de temperatura só que a luz da ejeção fica acesa direto o que fazer obrigado

  33. Ricardo, sim, poderia ser o sensor. Isso é muito comum. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  34. Boa noite, tenho uma eco
    2014, 16 v e está aparecendo a luz que indica fluido baixo de freio no cilindro mestte
    Não tem vasamento e nem esta baixo o fluido,e nem vasamento
    Poderia ser o sensor que esta com defeito
    O cabo de energia esta cindo com 12 volts
    Podem me ajudra

  35. ola, tenho um vectra 94 importado em minha oficina e a luz “S” acende no painel e o carro entra em emergencia, gostaria de saber se pode me auxiliar.
    aguardo resposta.

  36. eu tenho um astra, ele não acende a luz da injeção no painel a luz indicadora de diagnostico qual e o defeito porque ela não acende. quando eu ligo o contato a luz da injeção não acende.OBG.11/21562324 FONE

  37. Alo Sr.
    Chamome sergio, comprei um toyota passo 3 cilindros a gasolina. tava com problemas da canbota ( Crankshaft ). Subistitui por outro nao novo,. voltei a montar o motor, e agora ele nao da partida. fiz algumas consultas e dizem ser provavelmente do ajuste do sensor que determina o tempo de faisca nas vels de cada cilindro. Estou tendo dificuldades para ajustar a leitura certa para o sensor.
    Peso ajuda se oder me dar alguma dica.

  38. Saudações.
    Peço ajuda , tem um sinal q aparecem duas setas e ambos indicam um ponto q fica no meio , gostaria de saber o q isso significa . o sinal é mais ou menos assim :

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