A Shell apresenta ao mercado brasileiro o primeiro óleo de motor feito a partir de gás natural. Com lançamento previsto para janeiro de 2015, o Shell Helix Ultra Pureplus na viscosidade 5W-40 é considerado pela fabricante como a sua tecnologia mais avançada em matéria de lubrificação, sendo capaz de limpar melhor o motor reduzir o desgaste interno com mais eficiência do que o óleo sintético convencional.
Outras as vantagens enumeradas pela fabricante, se comparado aos lubrificantes já existentes no mercado, o Shell Helix Ultra Pureplus 5W-40 proporciona economia de até 3% de combustível (em relação a um lubrificante 15W-40), melhor proteção contra desgaste na partida a frio e possibilidade de maior intervalo de troca.
De acordo com os números da Shell, a tecnologia Pureplus é 99,5% mais limpa do que o óleo bruto do petróleo com o qual é feito o lubrificante convencional. O Shell Helix Ultra Pureplus é composto de, no mínimo, 75% de um óleo básico criado a partir do gás natural, sem nenhuma impureza, produzido pela própria Shell no Qatar. A tecnologia de extração do óleo básico do gás natural (chamada de “Gás-Para-Líquido”) levou 40 anos para ser desenvolvida. Esse óleo é importado para o Brasil e transformado em lubrificante de motor pela fábrica da empresa no Rio de Janeiro/RJ.
“Tendo como ponto de partida o gás natural, os cientistas da Shell são capazes de desenvolver moléculas para criar um óleo básico com propriedades e características específicas. Quando este óleo é então combinado com o pacote de aditivos cuidadosamente elaborado, possibilita a criação de lubrificantes superiores, que oferecem maior nível de limpeza e proteção, o que não é possível com outros óleos básicos inferiores”, resume o gerente Técnico Global da marca Shell Helix, Robert Sutherland. “A Tecnologia Shell PurePlus abriu o caminho para a nova geração de lubrificantes de motor, oferecendo a possibilidade para novas graus de viscosidade”, complementa ele.
O novo lubrificante vem sendo introduzido gradativamente no mercado mundial desde 2013 e, segundo a fabricante, já recebeu diversas aprovações de montadoras, incluindo a Ferrari, que utiliza os lubrificantes da linha Pureplus em seus motores de Formula 1.
A Shell garante que o produto chegará ao mercado brasileiro com o mesmo preço do Shell Helix Ultra 5W-40 sintético que é vendido hoje em sua rede. O lançamento estará disponível no início do ano que vem nos distribuidores e em toda a rede de postos da empresa.